domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Municípios do Nortão participam da Conferência Estadual de Cultura

PUBLICIDADE

Agentes culturais de todas as regiões do estado estão definindo a Política Estadual de Cultura na 1° Conferencia Estadual de Cultura de Mato Grosso, aberta nesta terça-feira com o respaldo do Governo do Estado, Assembléia Legislativa e o Ministério da Cultura. Aproximadamente 300 agentes culturais de todas as regiões do Estado participaram do início do evento que prossegue hoje. durante todo o dia, na Ordem dos Advogados do Brasil.

Para o secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, o inicio dos trabalhos foi amplamente positivo. “A freqüência dos agentes culturais, o número de parlamentares que estiveram prestigiando a Conferência revela o potencial da iniciativa” – comentou.

Após a solenidade, os delegados foram divididos em cinco grupos com os seguintes eixos temáticos: Gestão Pública da Cultura, Economia Cultural, Patrimônio Cultural, Cultura é Cidadania e Democracia e por ultimo, Comunicação é Cultura. Cada tema foi discutido internamente por cada grupo, que apresentou cinco propostas para apreciação geral na plenária, formando assim o documento das Diretrizes Culturais do Estado.

O relatório final será enviado a Assembléia Legislativa para se transformar em projeto de lei, receber o cunho do Governador Blairo Maggi, e seguir para Brasília, onde acontece a Conferencia Nacional de Cultura entre os dias 13 e 16 dezembro.

Representando o Ministério da Cultura, Aluísio Guapindaia informou que com a exceção do Estado de Roraima, todos os Estados do Brasil estão realizando Conferências para a elaboração do Plano Nacional das Diretrizes de Cultura. “São 700 municípios em todo o Brasil. Esta havendo uma grande mobilização, mais de 30 mil pessoas diretamente envolvidas em cultura estão participando das decisões”.

Aluísio espera que todo o processo seja concluído até o final de 2006, incluindo a aprovação da medida provisória que destinará recursos para a aplicação das diretrizes. A medida obrigará que 2% da arrecadação da União, 1,5% da do Estado, 1,0% da do Município, sejam investidas em cultura.O MinC ainda aguarda até o dia 30, quando todos os Estados terminam suas conferências.

Mato Grosso é o segundo Estado a realizar sua Conferência. é uma iniciativa inédita do Governo. “A sociedade esta sendo chamada para participar das decisões, aumentando o poder popular de representação” – frisou ainda o secretario de Estado de Cultura.

Após o término das atividades, Mato Grosso, participa em Brasília amanhã, do encontro da comissão organizadora da Conferência Nacional de Cultura. Somente dois secretários de Estado integram tal comissão, sendo o representante de Mato grosso e o de Mato Grosso do Sul. Eles foram indicados pelo Fórum Nacional de Secretários de Cultura. “Isso é uma mostra do comprometimento de Mato Grosso com a Política Nacional de Cultura”, disse Guapindaia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Guilherme Arantes e orquestra se apresentam em Mato Grosso no próximo domingo

A música clássica, erudita, e a celebração cultural estão...

Dez artistas se classificam para final de programa estadual “Canta Mato Grosso”

Entre 600 artistas regionais, 10 candidatos foram classificados para...

Colíder fará convênio com Estado para investimentos na orquestra sinfônica

A prefeitura fará procedimento licitatório, da 25, tendo como...

Programação para dia da mulher terá palestra com psicóloga em Nova Mutum

A programação da campanha 'flor e ser', em comemoração...
PUBLICIDADE