terça-feira, 14/maio/2024
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Pesquisa revela que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso praticam ações sustentáveis

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Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em Mato Grosso 2024 apontou que 46% dos pequenos negócios de Mato Grosso implementam práticas sustentáveis, segundo revela a ‘Pesquisa de Práticas Sustentáveis nos Pequenos Negócios em Mato Grosso’, realizada pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso). 20% dos entrevistados afirmaram que aplicam práticas sustentáveis em seus negócios, porém ao avaliar a execução das atividades, o percentual de empresários que incorporam medidas sustentáveis em suas operações diárias é bem mais expressivo.

“Embora muitos empresários não estejam cientes do termo específico ‘práticas sustentáveis’, boa parte deles têm adotado ações como gestão de resíduos, economia de água, conformidade com legislação trabalhista e preferência por fornecedores comprometidos com a sustentabilidade, ou seja, a quantidade real de quem pratica é significativamente maior, o que estimamos cerca de 46% de empreendedores praticando ações sustentáveis em seus negócios”, avalia Jaqueline Trentino, responsável pela pesquisa, feita entre os dias 8 de janeiro a 15 de março com 1.067 empresários entrevistados em Mato Grosso, com margem de erro 5% para e o objetivo foi identificar o nível de maturidade dos empresários sobre sustentabilidade e quais as práticas são mais inseridas nas empresas.

“Estou no processo para trazer o máximo de boas práticas para meu negócio, ainda não domino todo o conhecimento sobre sustentabilidade, mas estudo e pesquiso bastante”, diz a artesã Midian Dutra, ao relatar como ela relaciona ações sustentáveis em seu pequeno negócio, frente a um mercado cada dia mais competitivo. A artesã autoral de bonecos decorativos explica que prioriza a qualidade dos produtos que cria. “Eu utilizo o feltro, que é um material reciclado, e também tecidos e fitas de algodão porque são materiais sustentáveis. A cada metro de feltro são retiradas 12 garrafas pets da natureza”, conta Midian, que iniciou as atividades como hobby e transformou em um negócio, no qual viu a oportunidade e passou a se especializar.

O comprometimento da artesã com a sustentabilidade é compartilhado por muitos outros empresários, como evidencia a pesquisa, que revela que 1 em cada 3 empresas prioriza fornecedores com práticas sustentáveis. A empreendedora ressalta que o seu conhecimento sobre as boas práticas sustentáveis se tornou um negócio rentável. Com a loja online para vender os bonecos, Midian trabalha de casa, em Tangará da Serra, e ainda utiliza energia renovável (por meio de placas solares) e faz uso de lâmpadas de LED, “mas eu dou preferência à luz natural para iluminar o ambiente, acendo a luz somente quando realmente preciso”, diz.  

Outra prática adotada é o uso de embalagens de papel e moldes digitais, para evitar o uso da impressora e papéis, para evitar o desperdício. Além disso, ela também reaproveita o máximo que pode dos materiais e ainda faz a triagem dos resíduos que produz, prática realizada por 46% dos empresários (separação e destinação correta dos resíduos), segundo a pesquisa.

O Sebrae Mato Grosso, junto ao polo de referência nacional do Sistema Sebrae, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), desempenha um papel fundamental na disseminação do conceito de sustentabilidade entre os pequenos negócios. Segundo a pesquisa, cerca de 80% dos empreendedores entrevistados, conhecem o termo sustentabilidade (28% deles entendem a fundo) e outros 20% dos pesquisados nunca ouviram falar.

Para o analista técnico do CSS, Thiago Tavares, o conhecimento sobre o termo sustentabilidade é de muita importância para que os pequenos negócios se tornem mais competitivos no mercado frente à nova economia, pois impulsiona o desenvolvimento sustentável das empresas e oportuniza a obtenção de certificações ambientais.

“Muitas empresas desconhecem a metodologia ESG [termo em inglês que significa Ambiental, Social e de Governança] e, portanto, não percebem o potencial sustentável de suas operações, o que inclui aspectos técnicos e práticos. O Sebrae atua nesse sentido, não apenas para orientar sobre os aspectos ambientais, mas também os sociais e de governança, e ainda para destacar como essas práticas podem resultar em benefícios financeiros”, ressalta o analista, através da assessoria do Sebrae.

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