sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Vice-presidente Hamilton Mourão vem a MT acompanhar operação Verde Brasil do Exército

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A assessoria do Exército Brasileiro acaba de confirmar, Só Notícias, que o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, juntamente com uma comitiva formada por ministros estarão em Cuiabá, no próximo domingo pela manhã, visitando a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada para acompanhar as atividades do comando conjunto Barão de Melgaço, responsável pela Operação Verde Brasil 2, no Estado. Mourão preside o Conselho da Amazonia do governo federal.

A operação é coordenada pela vice-presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública e foi deflagrada pelo governo Federal, no dia 11 do mês passado, com ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais na Amazônia Legal.

Essa será a terceira vez que Mourão visita Mato Grosso. A última ocorreu quando estava em exercício na presidência e se reuniu, no Palácio Paiaguás, com o governador Mauro Mendes. O principal assunto foi a definição de medidas de preservação da Amazônia. Ele também esteve em Sorriso em fevereiro do ano passado, quando acompanhou a abertura do plantio do milho, safrinha 2019, e encerramento da safra de soja.

No último final de semana, os militares do Exército fizeram escolta de um comboio de caminhões transportando 600 metros cúbicos de toras apreendidas na operação Verde Brasil 2, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), na região do Assentamento Keno, localizado a cerca de 50 quilômetros do centro de Cláudia (90 km de Sinop).

Em Feliz Natal (131 quilômetros de Sinop), por exemplo, eles aturam em conjunto com a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Força Nacional numa área de mata apreendendo uma grande quantidade de madeira. Os fiscais também constataram prática de desmatamento ilegal em área de proteção ambiental. Não foi informado se ocorreram prisões durante a ação.

Em Primavera do Leste (238 quilômetros de Cuiabá) a ação com agentes da Polícia Rodoviária Federal resultou na apreensão 206 quilos de pasta base de cocaína, avaliada em R$ 100 milhões. A droga estava em uma Scania T124 graneleira.

Já em Pontes e Lacerda (444 quilômetros de Cuiabá) os militares e a Polícia Federal fizeram a operação ALFEU, em cumprimento à decisão judicial da 2ª Vara da Justiça Federal de Cáceres com objetivo de apurar associação criminosa voltada ao desmatamento e garimpo ilegal no Rio Sararé.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE