Os vereadores de bancada de oposição ao prefeito Nilson Leitão apresentaram, esta noite, na sessão da câmara, requerimento criando Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a licitiação feita pela Prefeitura de Sinop nas obras da rede de esgoto de Sinop, por suspeita de irregularidade e direcionamento envolvendo a empreiteira Gautama, que é investigada na Operação Navalha. A CPI foi requerida pelos vereadores Mauro Garcia, Valdemar Junior (PPS), Sebastião Moura e Zuleica Mendes (PMDB) e encaminhado para a mesa diretora.
Pelo regimento interno, a presidência da câmara tem prazo de 5 semanas para decidir se aceita a criação da comissão. Inicialmente, o pedido será encaminhado para a assessoria jurídica que avaliará os fundamentos do pedido e emitirá parecer para que a presidente Sineia Abreu (PSDB) decida se a comissão será instalada.
O prefeito Nilson Leitão e o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano Jair Pessine estão sendo investigados pela Polícia Federal e o Superior Tribunal de Justiça sobre o caso envolvendo a Gautama. Ambos, inclusive, já prestaram depoimentos, em Brasília, para a ministra Eliana Calmon e um representante do Ministério Público Federal, e negaram as acusações.