O prefeito reeleito de Sinop, Roberto Dorner (PL), e o vice-prefeito Paulinho Abreu foram diplomados, esta manhã, em solenidade na câmara municipal, presidida pelo juiz eleitoral Walter Tomas Costa. Também foram diplomados os 15 vereadores e 23 suplentes. Com a diplomação, os eleitos estão aptos a tomar posse, em 1º de janeiro para exercer mandatos até o final de 2028.
O juiz abordou, em seu discurso, o papel dos vereadores, parafraseando a frase “do povo, pelo povo e para o povo”. “Péricles, no século 5 antes de Cristo, um governante de Atenas, onde a incipiente democracia que hoje nós celebramos, teria falado essa frase que deve ser valorizada na sua amplitude. ‘Do povo’, que, de fato, trouxe os vereadores, ‘pelo povo’e para eles que devo legislar, que eu devo administrar, que eu devo controlar, temos que ter isso em mente”, afirmou.
O magistrado também manifestou que um vereador e um suplente tiveram as contas reprovadas mas ambos foram diplomados. Não foram mencionados nomes. “Por último tenho algumas colocações, é uma parte ruim, mas que eu tenho que fazer. São 38 eleitos que vão receber o diploma. Desses 38, 18 tiveram as contas aprovados, tranquilo. Outros 18 também tiveram a conta aprovada com ressalvas. Dois, um primeiro suplente e um eleito, tiveram as contas reprovadas. Com o devido respeito e até me perdoe a grosseria, mas são representantes do povo que os colocou no posto mais elevado de fiscalização na municipalidade, e aí consegue ter as contas reprovadas, já começa de uma maneira enviesada. Eu não fiquei feliz, a legislação é frouxa. O sujeito teve as contas reprovadas e vai receber o diploma. Pode ter consequência? Pode, mas só na próxima e nem se sabe se vai ter. Creio que tem que ter mais esmero, não vou delongar muito nisso, mas o senhor vereador que já vem de outro mandato, e diz que tem até prestígio, faça por merecer esse prestígio”, afirmou o juiz.
O prefeito reeleito, Roberto Dorner (PL), afirmou em seu discurso que seu segundo mandato “será para todos os cidadãos. A política passou e nós temos que conduzir nosso município com muita tranquilidade, valorizando todas as pessoas, seja pobre, seja rico, seja branco, seja preto, seja qualquer espécie de ser humano, nós temos que conduzir de maneira muito respeitosa e trabalhar pelo povo”, declarou Dorner.
O promotor eleitoral Pedro da Silva Figueiredo Junior, os juízes Cleber Zeferino, Debora Caldas, vereadores, secretários também estiveram na solenidade.
Em instantes mais detalhes
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.