A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o presidente da MT Par, Wener Santos, coordenaram a reunião de alinhamento para o lançamento do Programa SER Família Fé e Vida, no Palácio Paiaguás. O projeto é uma ação do governo do Estado, que visa promover a conscientização sobre a prevenção do suicídio e oferecer apoio emocional e espiritual às pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa conta com o apoio do projeto Fé e Vida, criado pelo Padre Fábio de Melo.
“O objetivo é incentivar o diálogo sobre saúde mental, emocional e espiritual a quem precisa, e promover a conscientização sobre a depressão, um dos fatores que mais contribui para o suicídio”, explicou a primeira-dama, que idealizou o programa.
A reunião contou com a presença de padres, pastores e representantes de diversas igrejas, refletindo a união de esforços em prol de uma causa comum. “Essa união de diferentes religiões é crucial para ampliar o alcance da mensagem de esperança e apoio, ajudando a criar um espaço de diálogo aberto sobre temas muitas vezes difíceis, como a depressão”, afirmou.
O presidente da MT Par, Wener Santos, acrescentou que “dona Virginia estava conversando conosco dias atrás sobre uma postagem que mostra um caso de suicídio, e ela não imaginava a repercussão que daria com esse tema tão polêmico. Foi aí que essa parceria teve início. Para nós, é uma grande honra abraçar com ela esse programa”, declarou.
Representando os pastores e pastoras, Eliel Souza, da Igreja Assembleia de Deus, destacou que o evento vem no momento certo. “Nós cremos que tudo acontece no tempo de Deus, e acreditamos que esse projeto foi determinado por Deus para vidas, e vida é algo precioso para nosso Deus”.
O padre Tony Peregrino, representando os padres que estiveram no encontro, ressaltou a importância de promover a vida. “Conforme diz a palavra de Deus, ‘a tristeza já matou muitos e a tristeza continua a matar’. Nós precisamos promover a vida desde a sua concepção, e precisamos cuidar quando as pessoas estão morrendo, desistindo de viver. Nosso dever é resgatar vidas. Então, vamos abraçar essa missão junto com o programa SER Família Fé e Vida”.
Virginia compartilhou um pouco de sua própria experiência, lembrando que enfrentou duas crises depressivas. “Eu sei o que é passar por esse sofrimento. Hoje, me sinto confortável para compartilhar minha história e ajudar outras pessoas que também estão passando por momentos difíceis”. “Agradeço a todos os pastores, pastoras, padres, primeiras-damas municipais e prefeitos que puderam estar conosco neste encontro”, concluiu, através da assessoria.
A programação do programa SER Família Fé e Vida conta com serviços de cidadania, oferecidos pelas secretarias de Estado de Assistência Social e Cidadania, de Saúde, da Educação, palestras com renomados profissionais da área da saúde, dentre outros.