Foi aprovado durante reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa, ontem, o convite do ex-governador, hoje senador, Blairo Maggi (PR) para prestar depoimento. Blairo seria o principal responsável pela vitória de Cuiabá sobre Campo Grande (MS) na disputa para sediar a Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o presidente da CPI, deputado Oscar Bezerra (PSB), os depoimentos dos gestores que estiveram envolvidos no início da campanha para que Cuiabá fosse subsede, ajudará a identificar se tem procedência ou não a denúncia levantada na CPI do Futebol, instalada no Senado Federal, de que houve pagamento de propina para as escolhas das cidades.
Além do convite ao senador, mais cinco pessoas foram convocadas entre elas dois ex-servidores federais. Luiza Gomine de Farias, diretora de mobilidade urbana, e Higor de Oliveira Guerra, analista de infraestrutura do Ministério das Cidades, devem esclarecer sobre as denúncias de fraude na alteração do laudo técnico que atestava a viabilidade da implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
As datas para que os servidores e o senador sejam ouvidos serão marcadas pela Comissão. Para o presidente Oscar, esta primeira etapa, que deve estabelecer um histórico sobre como Cuiabá foi escolhida, será concluída em no máximo 15 dias. O deputado reclamou ainda da dificuldade em conseguir informações junto ao Governo do Estado.