quarta-feira, 15/maio/2024
PUBLICIDADE

Cidades da região tem que se planejar para crescer junto com a Ferrogrão, diz prefeito de Colíder

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/David Murba)

O prefeito Hemerson Máximo, o ‘Maninho’, destacou, em entrevista ao Só Notícias, que é necessário que as cidades da região Norte, que estão ‘em volta’ da Ferrogrão, já comecem a se planejar para que consigam crescer junto com o empreendimento. A ferrovia terá 933 quilômetros de trilhos, ligando Sinop aos portos de Miritituba, no Pará.

“É um futuro próximo, quando éramos criança dizíamos que estava distante. É preciso trabalhar com organização, planejamento, com o governo do Estado e Federal, para que possamos estar recebendo esse investimento na nossa região. Buscar melhorias com moradias, vamos trabalhar muito com isso, principalmente a questão habitacional, que é muito importante”, destacou.

Na visão do gestor, a ferrovia trará aumento populacional exponencial. “São várias e várias pessoas que virão, devido a geração de empregos, que proporcionará à nossa região. Começar planejar agora e executar em breve. A construção da ferrovia será em cerca de nove anos, e tem tudo para alavancar nossa economia. Vai trazer desenvolvimento para nós, porque vamos estar juntos nesse projeto de construção”, ponderou.

Sobre o encontro em Sinop, no último dia 21, organizado pelo prefeito Roberto Dorner e UNESIN, com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, Máximo considerou como um dia ‘histórico’ para Mato Grosso.

“É um importante empreendimento, uma obra grande, estruturante, que irá proporcionar não só ao Brasil, mas ao mundo, aumento na produção de alimentos. A gente precisa demonstrar ao ministro o apoio das lideranças políticas da nossa região à essa obra, que irá praticamente triplicar a capacidade de transporte, colocando o Brasil mais competitivo ainda no mercado internacional, com os alimentos”, pontuou.

Ele ainda defendeu que a Ferrogrão, ao contrário do que apontam ativistas ambientais, é totalmente sustentável. “O ministro pôde detalhar todo o projeto, traçado dela, então tem tudo para avançar e melhorar nossa produtividade no Brasil, em especial de Mato Grosso. Todos nós ganhamos com essa ferrovia, é o Brasil no caminho da prosperidade, no trilho do desenvolvimento, com certeza é o que queremos”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, o prefeito de Nova Mutum, Leandro Félix, avaliou que que a chegada de linhas ferroviárias será uma ‘virada de chave’ para fortalecimento da economia e desenvolvimento do município, que está entre os principais produtores de soja e milho. O prefeito de Alta Floresta, Chico Gamba (PSD) disse que a Ferrogrão trará benefícios não só para o Brasil, mas sim para o todo mundo. Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, o município caminha para ser um grande entroncamento ferroviário.

O ministro Tarcísio se mostrou otimista e disse que acredita em uma reconsideração do STF na ação que travou o andamento do projeto. Deputados e lideranças de entidades também discursaram sobre a importância da ferrovia. O governador Mauro Mendes também reafirmou empenho total do Estado pela Ferrogrão.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE