sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Prefeito avalia que expansão da Ferrogrão a Lucas dará maior competitividade e será entroncamento ferroviário

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: Só Notícias/David Murba)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz (Cidadania), avaliou, em entrevista ao Só Notícias, durante encontro em Sinop para fortalecer a articulação pela construção da Ferrogrão, com o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas, que o município caminha para ser um grande entroncamento ferroviário. Já reconhecida como ‘Capital da Agroindústria’, o gestor considerou que o advento do modelo ferroviário será mais um marco.

“Torço muito, não para que a Ferrogrão venha só até Sinop, mas que faça o entroncamento lá em Lucas com a chegada da extensão da Rumo Logística, de Rondonópolis, e também a extensão da Fico, que em breve vai ser construída até Água Boa e em seguida extensão até Lucas. Seremos ali o grande entroncamento ferroviário”, destacou o chefe do executivo. O projeto original da ferrovia é de Sinop a Miritituba (PA), inicialmente com 933 km de extensão.

Sobre a articulação para Ferrogrão e o posicionamento do ministro Tarcisio Freitas defendendo o empreendimento, Vaz apontou que foi um importante passo. “Esse momento reforça o apoio a esse projeto importantíssimo que é a Ferrogrão para todo o Estado, em especial para a região Norte e Médio Norte, que vai trazer muito mais competitividade, além de evitar acidentes, que hoje tem no sistema rodoviário, onde são transportados os grãos. Também vai gerar muito emprego, renda e a economia vai ficar muito mais forte”.

Ainda segundo o gestor, o empenho do governo Federal, em especial de Tarcísio, vem fazendo diferença para o projeto. “Ele (ministro) está empenhadíssimo em fazer a concessão. Como ele disse, Mato Grosso em breve, nos próximos 10 anos, vai estar produzindo 120 milhões de toneladas de grãos, e nesse momento para o Arco Norte são transportados aproximadamente 15 milhões de toneladas. Imagine daqui 10 anos como vai estar sendo importante a Ferrogrão para transportar minimamente 30 ou 40 milhões de toneladas produzidas na nossa região”, ponderou.

Há poucos dias, Vaz conheceu o terminal ferroviário da Rumo Logística, em Rondonópolis, e conversou com representantes sobre o projeto da empresa para a expansão da ferrovia. À época, ele apontou que é necessário preparar Lucas do Rio Verde para o receber a extensão no futuro.

Conforme Só Notícias já informou, durante o encontro realizado em Sinop, organizado pelo prefeito Roberto Dorner e a Unesin para fortalecer o apoio para construir a Ferrogrão, o ministro Tarcísio se mostrou otimista e disse que acredita em uma reconsideração do STF na ação que travou o andamento do projeto. Deputados e lideranças de entidades também discursaram sobre a importância da ferrovia. O governador Mauro Mendes também reafirmou empenho total do Estado pela Ferrogrão.

O encontro mobilizou dezenas de prefeitos do Nortão, Médio Norte e Sul do Pará.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE