terça-feira, 21/maio/2024
PUBLICIDADE

Governo de MT instrui normas para reduzir custos na educação

PUBLICIDADE

O secretário estadual de educação, Permínio Filho, baixou instrução normativa visando a redução de 5% dos custos em relação ao consumo de água, energia elétrica e telefonia este ano. É destacado que deverão ser desdobradas em tarefas para ser alcançado este objetivo, “onde reflete para a manutenção de recursos orçamentários e financeiros necessários para respectivas ações”.

Em relação à água, é destacado que o consumo de água deve ser utilizado de forma racionalizada com o uso de um sistema eletrônico de controle de gastos. “São exemplos de medidas voltadas à adequação do consumo de água: utilizar sistemas de monitoramento do consumo para identificar de forma tempestiva a ocorrência de vazamentos em instalações hidráulicas; Criar ou alterar normas acerca da periodicidade de irrigação de jardins, de forma a estipular períodos padronizada para esta atividade em cada época do ano; Verificar a existência de poços artesianos que permitam a retirada de água do solo, ressalvados os parâmetros legais a serem respeitados, diminuindo a necessidade de uso da água fornecida pelas companhias de abastecimento de água”.

No tocante à telefonia, é destacado que a dificuldade na implementação está na elaboração da norma e nas medidas que deverão ser tomadas para que ela seja respeitada. “Todas as unidades escolares já tem acesso à banda larga, com isso alguns programas de conversa por mensagens instantâneas podem ser uma boa opção para economizar na conta. Conversas de áudio ou áudio e vídeo são alternativas para quem é familiarizado com ferramentas online e precisa falar por horas ao telefone; Orientar os alunos e professores sobre como o telefone deve ser usado é outro passo importante. Caso seja necessário, o superior pode solicitar o bloqueio da linha para que não seja possível efetuar ligações de longa distância ou para celulares”, consta entre as determinações.

Em relação à energia, consta que “deve-se reduzir ou racionalizar a energia e usá-la de forma inteligente o seu consumo para que possa aproveitar o máximo, os benefícios que dela provém”. É frisado que no “praticamente todas as atitudes estão relacionadas a mudanças de comportamento e, portanto, envolvem uma abordagem multidisciplinar com significativos esforços educacionais, de curto e longo prazo”. Os dirigentes podem remover lâmpadas desnecessárias para proporcionar a iluminação desejada e remover o reator quando necessário, entre outros.

Consta que os resultados alcançados a partir da implantação das ações definidas no Acordo de Resultados 2015 deverão ser publicados ao final de cada ano.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato Grosso tem mais de 36 mil estudantes que podem participar do Enem

Mais de 36,8 mil estudantes da Rede Estadual de...

Prorrogado prazo de inscrições para o SuperChef da Educação em Mato Grosso

As inscrições do ‘SuperChef da Educação – Melhores receitas...

Secretaria de MT prepara Jovens Embaixadores para atuação internacional

A secretaria estadual de Educação fará preparação, do próximo...
PUBLICIDADE