PUBLICIDADE

Mais de 84% dos candidatos inscritos compareceram às provas do vestibular da Unemat

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Do total de 6.545 candidatos inscritos no vestibular por prova da Universidade do Estado de Mato Grosso 5.504 compareceram, ontem, e 1.041 faltaram, o que representa uma taxa de ausência de 15,90%, apontando queda, se comparada às taxas de ausência dos últimos seletivos. Em 2023/2, a taxa de ausentes foi de 21,48% e, em 2024/1, de 18,30%. Outros 2.056 candidatos participam do processo de ingresso por histórico escolar. Ao todo, 8.601 candidatos seguem concorrendo a uma das 2.550 vagas, oferecidas em 63 cursos de graduação da Unemat.

As provas foram realizadas nas cidades de Cuiabá, Sinop, Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Tangará da Serra.

A relação entre preservação ambiental e o desenvolvimento agropecuário foi o tema da redação neste vestibular. Os candidatos tiveram que redigir um texto dissertativo-argumentativo, apresentando opinião própria, com apontamento dos fatores que interferem no equilíbrio entre o agronegócio e a exploração do turismo em regiões preservadas, como citar medidas importantes para esse equilíbrio. Além da redação, os candidatos fizeram provas objetivas de Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

No ranking dos cursos mais procurados, permanecem os mesmos do último vestibular, com variações apenas no número de candidatos por vaga. O curso de Medicina, em Cáceres, registrou a média de 117,63 candidatos por vaga, seguido pelo curso de Direito, também em Cáceres, com uma concorrência de 12,45 candidatos/vaga, e Direito, em Pontes e Lacerda, com concorrência média de 3,65. 

Mais uma vez, o perfil feminino é maioria no vestibular da Unemat. O número de candidatas, inclusive, teve um leve acréscimo de 1,74 pontos percentuais em relação ao último vestibular, dessa vez as mulheres representam 64,28% dos candidatos inscritos e os homens 35,72%. E, pela segunda vez consecutiva, a opção pela política de cotas da Universidade é mais concorrida do que a da ampla concorrência. O percentual de candidatos que optaram pela política afirmativa de ingresso, em que há vagas destinadas para candidatos negros, indígenas, pessoas com deficiência e oriundas de escolas públicas, foi de 53,38% e da ampla concorrência de 46,62%.

Serão selecionados para a correção da prova de redação os candidatos não eliminados no processo seletivo, classificados segundo a ordem decrescente da pontuação na primeira fase, no limite de três vezes o número de vagas ofertadas por curso.

O resultado final será divulgado no dia 3 de fevereiro. O período letivo terá início em 17 de fevereiro.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sepultada em Guarantã mulher que morreu após carro cair em riacho

Karina Granado de Oliveira, de 35 anos, foi sepultada...

Tamanduá-bandeira resgatado com queimaduras é devolvido à natureza em Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira macho foi solto nesta semana pela secretaria...

Prefeitura de Sorriso adia data de provas de processo seletivo

A prefeitura de Sorriso confirmou, há pouco, que, em...
PUBLICIDADE