PUBLICIDADE

Educação estadual de Mato Grosso é reconhecida pelo MEC por alfabetização de crianças

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Educação Pública de Mato Grosso foi reconhecida na categoria Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pela primeira vez pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira. O Estado foi o terceiro do país que mais avançou na alfabetização na idade certa em 2023 – critério primordial para receber o Selo Ouro. Na quinta posição, Mato Grosso aparece na frente de Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo e Goiás.

A iniciativa do MEC busca reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação, municipais e estaduais, na alfabetização das crianças brasileiras. Para o secretário estadual de Educação, Alan Porto, o Governo de Mato Grosso adota políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização, além da redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

“Nosso estado é merecedor do selo Ouro, pois, entre os critérios de avaliação do MEC, estão ações que a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso já pratica e que já se tornou referência em excelência educacional”, acrescenta o secretário.

Entre os 124 municípios mato-grossenses que aderiram ao CNCA, 96 deles cumpriram os requisitos exigidos e também receberam o Selo Ouro, 17 receberam Prata e 11 foram reconhecidos com o Selo Bronze. Alan também citou a atuação do Plano EducAção 10 Anos, a principal política do governo para projetos e ações para melhoria da qualidade e índices educacionais no Estado, para o avanço no ranking das avaliações nacionais da educação mato-grossense, principalmente para conquistar o selo ouro de alfabetização do MEC.

“Com o protagonismo do EducAção 10 Anos, a Seduc apostou na educação contemporânea imprimindo a proatividade dos nossos estudantes, dos professores e demais trabalhadores da educação. É por isso que nos tornamos referência do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Esse Ouro é fruto do trabalho de todos os que defendem e contribuem com a educação pública do nosso estado”, conclui Alan Porto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Via Brasil BR-163 – programação semanal de obras na BR-163 e BR-230

A Via Brasil BR-163, empresa do grupo Conasa, informa...

Aulas na rede municipal para mais de 18 mil em Sorriso começam dia 3

As aulas nas escolas municipais iniciam dia 3 de...

Nova Mutum inicia cadastrando de empresas e pessoas que trabalham com reciclagem

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou,...

Sorriso recebe ‘computadores para inclusão’

Sorriso recebeu 10 computadores dos 236 doados pelo ministério...
PUBLICIDADE