As escolas estaduais e municipais de todo o país podem participar, até o dia 15 de maio, da décima edição do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Ele é um instrumento de mobilização e de autoavaliação das escolas públicas brasileiras e tem por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.
A escola vencedora da promoção recebe R$10 mil. São premiadas também as melhores escolas dos estados, com R$2 mil reais. Os diretores recebem como prêmio a participação em viagens de intercâmbio no Brasil ou no exterior.
A premiação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Fundação Roberto Marinho. Desde a sua criação, já se inscreveram no prêmio 19.230 escolas e foram distribuídos 580 diplomas de Escola Referência Nacional em Gestão Escolar.
O dia 15 de maio é o prazo final em que as escolas devem realizar sua autoavaliação e encaminhar suas candidaturas aos Comitês Estaduais/Regionais de Avaliação. De 12 a 22 de agosto serão escolhidas as escolas finalistas pelo Comitê Nacional. A entrega da premiação será em novembro, em data e local ainda a serem definidos.
O prêmio tem como específicos estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade; valorizar as escolas públicas de educação básica que se destaquem pela competência de sua gestão e por iniciativas e experiências inovadoras e bem-sucedidas na melhoria da aprendizagem dos alunos; apoiar o desenvolvimento de uma cultura de auto-avaliação da gestão escolar; e incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a sua auto-avaliação.