Aproximadamente cinco mil famílias serão beneficiadas com as obras de esgotamento sanitário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que estão sendo executadas no bairro Osmar Cabral. Além das residências, o bairro possui também quase 70 estabelecimentos comerciais.
“Com a conclusão dessas obras, nossas ruas serão mais limpas e o bairro terá uma aparência mais bonita, o que vai contribuir para valorizar casas e comércio”, diz José Aparecido dos Santos, que possui um pequeno mercado varejista na Rua 01.
Para o comerciante, que mora nos fundos do mercado com a esposa e dois filhos, as obras de esgoto vão representar também qualidade de vida para toda a população. “A rede de esgoto nos bairros evita com que as pessoas contraiam doenças, principalmente as crianças, que gostam de brincar nas ruas e estão sujeitas a terem contato com o esgoto. Por falta de conhecimento por parte de muitos moradores, grande volume de efluente corre a céu aberto”.
Conforme a engenheira da Sanecap, responsável pela fiscalização da obra, Geisa Rodrigues Duque, até o momento já foram concluídas as obras de rede coletora de esgoto na rua 1 e partes das ruas 2 e 6. No entanto, falta ainda implantar ligações domiciliares em todas as casas dessas ruas.
As obras naquele bairro se iniciaram no final do mês de janeiro, e estão incluídas no Lote 04 sub-bacia 20-E, juntamente com os bairros Jardim Fortaleza, Osmar Cabral, Liberdade e Santa Laura.