PUBLICIDADE

Criada a Universidade Federal de Sinop com 6 cursos regulares

PUBLICIDADE

Sinop acaba de ter uma grande conquista que entra para a história do município: está criada pelo Ministério da Educação a Universidade Federal de Sinop. Ela terá estrutura própria, reitor, coordenadores, departamentos, mais de 100 professores e um campus que vai ser construído ao lado do CAIC, em uma área de 60 hectares e vai custar R$ 8 milhões. A Universidade Federal de Sinop “nasce” com seis cursos regulares: Medicina veterinária, engenharia florestal, agronomia, zootecnica, enfermagem e licenciatura em ciências. O vestibular será em janeiro e aulas iniciarão em agosto. A Universidade Federal de Sinop não será subordinada a UFMT. Será totalmente independente, reportando-se diretamente ao MEC.

As definições ocorreram hoje, em Sinop, durante reunião encontro do diretor do Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior (DEDES), da Secretaria de Educação Superior (SESU), Manuel Palácios, com o prefeito Nilson Leitão, o deputado Dilceu Dal Bosco, o reitor da UFMT, Paulo Speller e vereadores. À tarde, eles tiveram audiência na prefeitura e, à noite, reuniram-se com lideranças e presidentes de entidades e associações.

“Estamos realizando um grande sonho. Há vários anos estamos trabalhando incasavelmente para Sinop ter sua universidade federal e agora podemos comemorar esta grande conquista”, disse o prefeito Nilson Leitão. “A Universidade Federal é um sonho que começou com o saudoso colonizador Enio PIpino e que se consolida na nossa administração. Isso consolida Sinop como grande pólo educacional. Esta universidade vai formar milhares de pessoas de Sinop e região e garantir que tenham um futuro melhor. Também significa mais geração de emprego e renda”, acrescentou, entusiasmado.

O diretor do Ministério da Educação, Manuel Palacius (foto) disse que um convênio entre o Ministério da Educação (MEC), UFMT e Prefeitura de Sinop deve ser firmado até novembro para a construção do campus. R$ 8 milhões devem ser investidos. A prefeitura poderá iniciar, nos próximos dias, a aberutra da área e fazer a terraplanagem para acelerar o início da obra. “A expectativa nossa é que até o final do ano nós tenhamos o convênio feito e os recursos disponibilizados para a construção, e autorização para a realização de concurso público para professores do campus. Assim, em janeiro a universidade terá condições de realizar o seu vestibular específico aqui para os cursos de Sinop, com a expectativa que esses cursos tenham início em agosto do ano que vem”, disse o diretor do MEC.

O reitor da UFMT, Paulo Speller, destacou que esta é uma grande conquista para Sinop e região. Há mais de 10 anos que Sinop tem o Instituto Universitário do Norte – uma extensão da UFMT- com turmas especiais de Direito, Engenharia Florestal e Biologia.
Além de Sinop, a Universidade Federal de Sinop atenderá mais de 30 municípios. Paulo Speller elogiou o prefeito pela parceria na construção do novo campus e também pelas seis turmas mantidas pela universidade em parceria com a prefeitura, no prédio do CAIC, até agora.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE