PUBLICIDADE

Sinop: prefeita autoriza funcionamento de 50% de restaurantes, lanchonetes, academias, libera missas e cultos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: assessoria - atualizada 17:33h)

A prefeita Rosana Martinelli acaba de anunciar novo decreto autorizando restaurantes, lanchonetes, conveniências, academias de atividade física e feiras livres a retomarem 50% de suas atividades presenciais. Eles estavam fechados, algumas operando apenas com delivery, há cerca de um mês. A prefeita também liberou missas e cultos com participação de 50% da capacidade em cada igreja.

A prefeita registrou que o novo decreto foi elaborado “respeitando o Ministério Público e a Defensoria Pública, homologado pela justiça”, disse. “Quero agradecer judiciário, MP e defensoria” e a nova decisão busca garantir “que trabalhadores e empresários possam trabalhar com a maior tranquilidade”.

Rosana afirmou que os comerciantes e funcionários devem obrigatoriamente usar máscaras, ter álcool gel para clientes e intensificarem mais medidas de higiene. Deve ser mantido distanciamento de 2 metros entre as mesas, plastificar máquinas de cartão e fazer higiene constante. Mais de 900 empresas no segmento de restaurantes, lanchonetes, bares, conveniências e similares haviam sido atingidos pelas recentes decisões e estavam com atendimentos presenciais suspensos.

“Os funcionários que estiverem atendendo e os clientes que entrarem em determinadas empresas sigam as medidas. Estaremos fiscalizando. A prioridade é a saúde e também estamos preocupados com a economia”. “Respeitem o distanciamento, façam higiene em equipamentos”, reforçou a gestora.

A prefeita deixou claro que, “se os casos (de Coronavírus) aumentarem, seremos obrigados a restringir (funcionamento destes segmentos). Não queremos isso. A situação ainda não está sob controle. É grave, devemos estar vigilantes, estamos trabalhando por uma Sinop produtiva e com saúde”, advertiu. Em Sinop, até agora, 10 testaram positivo para doença, 3 se recuperaram e um homem continua em UTI.

Quanto as missas e cultos, ela reforçou que as pessoas dos grupos de riscos, como idosos, devem seguir as recomendações de ficar em casa. Ontem, o bispo Dom Canisio Klaus informou, ao Só Notícias, que mesmo com liberação das missas, a Igreja Católica ainda recomenda o isolamento.

As aulas na rede municipal continuam suspensas até o próximo dia 30, conforme decreto anterior. Nova decisão deve ser tomada na próxima semana.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Alta Floresta lança programa com consultoria gratuita para empresas

Alta Floresta vive um momento de consolidação e crescimento...

MP aciona prefeito em Mato Grosso por não nomear aprovados de concurso

O Ministério Público do Estado ajuizou Ação Civil Pública...
PUBLICIDADE