Saúde

Secretário confirma que 9 UTIs para Covid entram em funcionamento hoje no Hospital Regional de Sinop 

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo confirmou, há pouco, em entrevista coletiva pela internet, que nove novas Unidades de Terapia Intensiva exclusivas para tratamento do Coronavírus, no Hospital Regional de Sinop, entram em funcionamento a partir de hoje. Diante disso, a unidade, que é referência para a região Norte, passa a contar com 29 UTIs para Covid-19.

Os leitos, que estão sendo antecipados com parte dos equipamentos do governo, são em parceria com o Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires. “Parte dos aparelhos que está integrando esses espaços é doação dos prefeitos e parte é do hospital”. “Por enquanto, nem todos os equipamentos prometidos pelo consórcio foram entregues, mas estamos antecipando esses leitos já com materiais nossos. Nosso agradecimento aos prefeitos da região e ao presidente do consórcio que tem sido grande parceiro”, destacou.

A previsão é que todos os aparelhos adquiridos pelos prefeitos dos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Vera, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, Nova Maringá e União do Sul, por R$ 600 mil, cheguem hoje à tarde, em Sinop.

Além disso, hoje o governo estadual fará abertura das 20 novas UTIs para casos da doença, no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, conforme prazo manifestado em  planejamento de abertura de leitos entregue para a Justiça Estadual. As UTIs começam a receber pacientes e os profissionais de Saúde já estarão aptos a gerenciar os leitos.

Ainda durante a entrevista, Gilberto confirmou que nos próximos dias o governo do Estado deve publicar edital para contratação de mais 10 UTIs exclusivas para tratamento do Coronavírus, no Hospital Regional de Sinop. “Esses leitos são todos com recurso do governo. Já existe o termo de referência sendo elaborado pela nossa equipe para contratar prestadores de serviço para tocar esses leitos”, destacou.

Com esses espaços e os outro nove que entram em funcionamento hoje, o regional, praticamente, duplicará a capacidade e passará a contar com 39 UTIs para Coronavírus. Atualmente, há apenas 20 leitos, e todos estão ocupados.

Ainda de acordo com Gilberto, os trâmites para contratação de equipe gestora para as UTIs vem ficando mais simplificadas. “A medida que nós vamos provendo de equipamentos vamos facilitando os termos de referencia para atrair interessados na gestão dos espaços. No início a empresa interessada precisava praticamente entrar com todo equipamento, do mobiliário, medicamentos, equipe profissional e agora nós estamos tendo os aparelhos e facilita um pouco para os interessados”, completou.

Conforme Só Notícias já informou, durante a entrevista Gilberto reforçou que o governo do Estado já tem capacidade para instalar 200 novos leitos de UTIs destinadas para tratamento do Coronavírus em Mato Grosso, mas para isso é necessário, profissionais para trabalharem no enfrentamento da doença.

Ontem, foram registradas mais 40 mortes por Covid em Mato Grosso. O total subiu para 961. Além disso, o número de pessoas internadas em UTI aumentou mais em relação a ontem e 98% dos leitos em hospitais públicos credenciados para tratar a doença estão ocupados.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria)