domingo, 28/abril/2024
PUBLICIDADE

Mapa brasileiro da Covid aponta que Mato Grosso tem o pior índice de isolamento social

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

Mato Grosso é o Estado que tem o pior índice de isolamento social do país, conforme dados do Mapa brasileiro da Covid desenvolivod para auxiliar no combate à pandemia. O Estado também vem batendo recordes de mortes. No último boletim publicado pela Secretaria de Estado de Saúde, foram 125 óbitos registrados, ontem.

Consta ainda que Mato Grosso está em último lugar entre os estados, com apenas 38,1% da população respeitando o isolamento social. Essa é uma das medidas recomendadas para combater à pandemia da Covid-19. Abaixo de 40%, junto com Mato Grosso, está o Tocantins (39,1%). Nas primeiras colocações estão os Estados do Amapá (53,8%), Pará (50,8%) e Ceará (50,06%).

Com a população nas ruas, aumenta o contágio da doença e, consequentemente, o número de pessoas que buscam por um leito hospitalar, como explica o secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Juliano Melo. “A doença se propaga com a circulação das pessoas. Isso está comprovado nos estudos. Os países, como Portugal, e as regiões do Brasil que tiveram sucesso no controle do crescimento do contágio foram com as medidas de isolamento social”, explicou o secretário.

Juliano também apontou que, no momento, o Estado está com 98% das UTIs ocupadas e com 187 pessoas na fila a espera de um leito de UTI. “O que as pessoas precisam compreender é que não é um problema de recurso financeiro ou falta de aplicação. É um problema que nós hoje não temos mais nem médicos ou outros profissionais para abrir leitos”, destacou.

O Estado já abriu, desde março do ano passado, 535 leitos de UTI, entre leitos próprios, pactuados e cofinanciados, exclusivos para a Covid.

Consta ainda dados do painel epidemiológico, que há 493 internados em UTIs públicas com taxa de ocupação em 98,83% – o governo informou hoje que há 189 pessoas aguardando vagas em Unidades de Tratamento Intensivo na rede pública. Já nas enfermarias 565 estão internados e a taxa está em 68%. Em todo o Estado, 14.757 estão em isolamento domiciliar e 263.014 já estão curados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Apostadores de Nova Mutum e Rondonópolis faturam mais de R$ 40 mil na Quina

O apostador de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) acertou,...

Homem é preso suspeito de abusar da enteada de 11 anos em Sinop; irmã flagrou ato

Policiais da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança,...
PUBLICIDADE