quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso tem fila de 189 pessoas com Covid esperando UTIs; transmissão aumenta 30%

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: (Christiano Antonucci/assessoria/arquivo - atualizada 15:11h)

A secretaria estadual de Saúde acaba de informar que tem 189 pacientes com Covid a espera leitos de Unidade de Terapia Intensiva. “Estamos vivendo o colapso e que pode ficar ainda pior, mesmo com todos os leitos que já foram abertos desde o início da pandemia. As medidas devem ser mais rígidas, mas para que de fato tenham o efeito esperado, é preciso diminuir o contágio e isso só ocorre com o distanciamento social”, afirmou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. A taxa de transmissão da Covid está cerca de 30% maior nas últimas semanas, o que vem provocando o aumento na necessidade de UTI (ontem à noite estava em 98%) e enfermarias (68%).

Mato Grosso tem 535 leitos de UTI distribuídos em todas as regiões do Estado (nas últimas semanas o governo do Estado ativou várias unidades), tanto em hospitais regionais e contratos com hospitais particulares quanto por meio de parcerias com municípios e unidades filantrópicas exclusivas para o tratamento da Covid.

O governo ainda trabalha na abertura de mais leitos de UTI próprios e com os municípios, além de 500 leitos de enfermaria e 150, para home care de retaguarda, mas que estão perto do limite, pois não há mais profissionais disponíveis, já que todo o país está colapsado.

Mesmo com as diversas medidas implantadas pelo Estado e prefeituras, a secretaria admite que a situação pode ficar ainda pior, diante da rapidez da disseminação do vírus nas últimas semanas, além da nova cepa da Covid. Ontem, morreram 46 pessoas na média móvel diária.

“Temos uma média de 726 novos casos por dia e por isso o distanciamento social é muito importante. Em Mato Grosso, o índice de distanciamento é de apenas 36,9%. Precisamos que seja mais efetivo, porque do contrário, não teremos condições estruturais, nem pessoal especializado para tratar tantas pessoas que virão a necessitar das UTIs”, finalizou o secretário.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...

Unidade móvel oferta exames de mamografia e preventivos em Lucas do Rio Verde

A prefeitura em parceria com o Sistema Fecomércio através...
PUBLICIDADE