Saúde

Começam ações para combater transmissor da dengue e mais 3 doenças em Sinop

Começou hoje a ação conjunta entre servidores da prefeitura, Vigilância Sanitária e das secretarias de Obras, Meio Ambiente, Trânsito, Prodeurbs e do Centro de Endemias para combater focos do mosquito Aedes Aegypti, que é responsável por transmitir  a Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e a Febre Amarela. Também houve verificação de descartes irregulares de resíduos sólidos.

“Estamos realizando orientações e a entrega de notificação recomendatória em pontos críticos da cidade, que concentram grande número de potenciais criadores, como borracharias, oficinas, chapeações, entre outros”, explicou o coordenador de Endemias, Cesário Rocha, ao Só Notícias.

Conforme Cesário “ao todo, 163 notificações serão entregues. O trabalho da equipe terá continuidade até terminarem todos esses locais”. Durante a entrega dos avisos, as autoridades “estabelecem um prazo de 30 dias para a situação ser regularizada. No final desse período, retornamos no lugar, caso esteja como anteriormente, aplicamos uma multa”, afirmou Rocha.

O valor mínimo da multa, segundo o coordenador é de 100 Unidades de Referências (URs) – cerca de R$ 272. “Esse é o montante apenas de uma penalidade. O morador pode receber outras de diferentes órgãos, como a Prodeurbs, secretaria de Trânsito, entre outros”.

Redação Só Notícias