PUBLICIDADE

TRE conclui nesta 3ª julgamento da cassação do prefeito de Sinop

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral retoma, nesta 3ªfeira, o julgamento do processo de cassação do registro de candidatura do prefeito de Sinop, Juarez Costa (PMDB), que governa desde janeiro amparado em uma liminar. A ação onde Juarez tenta reverter a cassação é a primeira da pauta de julgamentos da sessão prevista para iniciar às 18h. O juiz José Zuquim Nogueira pediu vistas ao processo, na sessão do último dia 2, e será o primeiro a manifestar seu voto. Além dele, votarão mais 4 juízes e desembargadores que integram o pleno. Conforme Só Notícias já informou, o relator juiz Renato Vianna, que analisou a decisão da justiça de Sinop e a defesa do prefeito, votou contrário a cassação apontando falta concreta de provas para condenar o prefeito, “controvérsias nos depoimentos de testemunhas” e afastou o crime de abuso de poder econômico.  “Para que haja a cassação não basta apenas fortes indícios da prática do ilícito, mas que o conjunto probatório precisa ser robusto e inequívoco”, sentenciou.

O juiz federal José Pires votou para que a cassação seja mantida, acompanhando o parecer do procurador eleitoral Thiago de Andrade. O procurador considera cabais as provas que houve a utilização de vales para troca de votos por combustíveis”. Ainda segundo o procurador, os vales combustíveis apreendidos pertenciam à empresa ADM e pouco importa a origem, se eram destinados à Assembleia Legislativa, mas foram utilizados para a compra de votos.

O registro de candidatura de Juarez foi cassado porque o Ministério Público e a justiça eleitoral em Sinop se convenceram que houve abuso de poder econômico com a distribuição de vales combustíveis que teriam sido repassados pela Assembleia Legislativa para a campanha de Juarez. A denúncia ao MP foi feita pelo então candidato a prefeito, Paulo Fiuza (PV), que disputou o pleito com Juarez.

Se a cassação de Juarez Costa for mantida pelo TRE e, posteriormente, pelo TSE, poderá haver nova eleição para prefeito. Enquanto isso, o presidente da câmara assumiria a prefeitura. Caso o TSE derrube a decisão da justiça de Sinop Juarez permanece no cargo. Até agora, o TRE já cassou os prefeitos eleitos e reeleitos ano passado em Cáceres, Tangará da Serra, Diamantino, Canarana, Novo Horizonte do Norte, Araguainha, dentre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE