A Assembléia Legislativa aprovou em segunda e última votação projeto que autoriza o governo providenciar a adesão de Mato Grosso ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Com a medida, os órgãos estaduais estarão aptos a inspecionar e fiscalizar os produtos agilizando sua exportação para outras unidades federativas. A proposta foi apresentada pelo suplente de deputado Gilson de Oliveira (PP), no período que ficou na Assembleia, e pelo deputado José Domingos (DEM), a entrada do estado no sistema vai proporcionar incremento significativo na oferta de vagas para o mercado interno de trabalho e maior projeção nos índices de arrecadação de tributos. A ação também vai marcar a posição de Mato Grosso como pioneiro na obtenção da autorização para realizar a inspeção sanitária.
"Por meio dessa adesão, os setores industriais que têm como matéria-prima aquelas de origem animal, não mais precisarão continuar na dependência dos organismos federais que – muitas vezes – paralisam suas atividades por conta de movimentos grevistas. Isso afeta o setor produtivo, principalmente aquele que direciona a comercialização de seus produtos para outros estados da federação", observou Gilson Oliveira.
A partir da entrada de Mato Grosso no Sisbi, além do setor produtivo da carne bovina os órgãos estaduais também irão inspecionar os de ovos, mel, pescado e respectivos derivados. "Além dos benefícios gerados por essa abrangência, as ações junto aos setores envolvidos serão mais rápidas e eficazes. Elas permitirão que nossas empresas concorram com mais facilidade no mercado nacional, vendendo seus produtos para outros estados", salientou José Domingos. A lei ainda precisa ser sancionada pelo governador Blairo Maggi.