O Tribunal de Contas do Estado aprovou por unanimidade em sessão, esta manhã, as contas de governo do prefeito Mauro Mendes, do exercício de 2015. Conforme o relator, conselheiro Domingos Neto, a auditoria técnica realizada pelo órgão não apontou nenhuma irregularidade na prestação de contas da atual gestão. “A inexistência de irregularidades foi determinante para a emissão do parecer favorável às contas do prefeito Mauro Mendes. Destaco também que todos os limites legais foram cumpridos”, pontuou o conselheiro durante a leitura do voto.
Neto ainda apontou a melhora de nove dos dez indicadores da Educação e da maioria dos indicadores da Saúde. Outro ponto destacado por ele foi em relação ao Indicador de Gestão Fiscal dos Municípios (IGFM), uma vez que em 2014, o município encontrava-se “em dificuldade”, ocupando a posição de número 108, em comparação com todos os 141 municípios do Estado. “Em 2015, Cuiabá melhorou tanto seus indicadores avaliados pelo IFGM que subiu 52 posições e passou a ser considerada uma ‘boa gestão’, ocupando o 56º lugar”.
Para o controlador-geral do município, Wesley Bucco, a aprovação das contas pelo TCE demonstra que a gestão vem superando os desafios e obtendo resultados ao investir, além do mínimo constitucional, em setores como saúde, educação e infraestrutura.
“Além disso, um órgão de controle como o Tribunal de Contas, chancelar uma gestão de forma unânime e sem irregularidades mostra a preocupação do prefeito Mauro Mendes em gerir a coisa pública de forma eficiente e transparente. Nos últimos anos, o município tem investido muito mais do que determina a constituição nas áreas da saúde e educação e o TCE reconheceu essa iniciativa”.
O parecer favorável à aprovação das contas do TCE será encaminhado à câmara de vereadores, que deverá votar de forma definitiva as contas de governo do ano de 2015.