O governador Pedro Taques visitou, esta manhã, a a Universidade de Columbia, a mais antiga instituição de ensino superior de Nova York, quinta mais antiga norte-americana e que está entre as 20 melhores do mundo. Além de conhecer o complexo educacional, ele conversou com alunos da Escola de Assuntos Internacionais e Públicos (School of International and Public Affairs) da universidade.
Esta tarde, Taques se reunirá com diretores de fundos de investimentos e investidores para mostrar as potencialidades do Estado, com foco no agronegócio, e atrair recursos. À noite, o governador vai prestigiar o Person of the Year Awards 2015, organizado anualmente desde 1970 pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Brazilian American Chamber of Commerce), que homenageia dois líderes, sendo um brasileiro e um norte-americano, com o propósito de estreitar laços entre as duas nações. Neste ano, os homenageados serão os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton.
Ontem, conforme Só Notícias já informou, o governador foi recebido por diretores dos bancos Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Mundial a quem expôs os desafios que Mato Grosso enfrenta, especialmente os relativos à infraestrutura e logística para escoamento de sua produção. Ele pediu apoio para o Estado na questão das transações financeiras do agronegócio são todas estabelecidas em dólar, fator que interessa ao BID. “Mato Grosso é um grande produtor e que contribui enormemente com a balança comercial brasileira, mas tem dificuldades de infraestrutura e logística e para superar isso é que precisa do apoio de instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento”, defendeu Taques, através da assessoria.
Ele apresentou que uma das saídas é escoar parte da safra agrícola pela região Oeste considerando que seu governo trabalha para implantar a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres, mas depende de recursos para tirá-la do papel. O montante não foi informado. Ele também pediu que seja reativado o programa BID Pantanal, iniciado na década passada, para investimentos na região pantaneira. Os agentes do BID se comprometeram a vir ao Mato Grosso debater parcerias.
O coordenador-geral de Operações no Brasil do Banco Mundial, Boris Utria, afirmou que a instituição tem significativo interesse em trabalhar conjuntamente com Mato Grosso devido as características singulares que a unidade federativa apresenta e também ao programa de governo executado, que se apoia na transparência. Para ele, a instituição bancária pode ser aliada do estado, inclusive, no fornecimento de assistência técnica para promover nível de segurança que servirá para alavancar novas negociações, já que as garantias dadas pelo banco abrem as possibilidades para outros investidores.
A primeira viagem oficial ao exterior de Taques termina amanhã, após a participação do governador no seminário Lide Business Meeting, no Harvard Club, em Nova York. No evento, que é promovido pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais em conjunto com a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, o governador apresenta novamente a empresários os atrativos da economia mato-grossense para geração de negócios, em busca de novos aportes.
A informação é da assessoria.