PUBLICIDADE

Superintendência de Assuntos Indígenas em MT passa por reestruturação

PUBLICIDADE

A Superintendência de Assuntos Indígenas está sendo reestruturada para ganhar mais força. A informação foi repassada pelo secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, durante encontro com lideranças da etnia indígena Pareci na sala de reuniões Governador Garcia Neto, na semana passada. A superintendência voltou à estrutura da Casa Civil no inicio de 2015. “Estamos trabalhando com as mudanças na superintendência no sentido de fortalecê-la. Também temos como meta trabalhar em parceria e conversa constante com a Funai (Fundação Nacional do Índio)”.

Durante o encontro as lideranças apresentaram demandas do povo Pareci, como mais investimentos em educação, saúde, agricultura familiar, comunicação, incentivo à cultura indígena, esportes e em infraestrutura. Também foi solicitada uma audiência com o governador Pedro Taques para falar sobre a MT-235.

O cacique da aldeia Rio Verde, Carlinhos Okenazokie, pontuou que novas estradas vicinais são necessárias para que as famílias Parecis consigam se deslocar entre as aldeias e para outros locais, pois atualmente precisam passar pelas fazendas. “Temos um ótimo relacionamento com os proprietários destas áreas, mas precisamos de estradas para agilizar esse deslocamento”.

Maria Helena Azumezohero, liderança Pareci e membro do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) avaliou que o Governo age muito bem em receber as representantes das etnias indígenas de Mato Grosso para que todos possam conversar sobre as expectativas e problemas. “Ter um atendimento tão bom, ser recebidos assim, é muito importante. Nunca fomos atendidos e hoje conseguimos um bom momento para falar sobre tudo”, pontuou.

O secretário Paulo Taques confirmou que a próxima vinda das lideranças ao Palácio Paiaguás será para se reunirem com o governador e também com todos os secretários de Estado que tenham assuntos afins dentro da pauta de reivindicações dos Parecis. “Vou convidar todos para ouvi-los. Não sei se vamos ter condições de atender todas as demandas, mas pelo menos uma parte sei que conseguiremos”, explicou o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE