PUBLICIDADE

Campanha em Mato Grosso faz mobilização pelo livro didático

PUBLICIDADE

No dia 27 deste mês comemora-se o Dia Nacional do Livro Didático. No Estado, o movimento intitulado “Você Pode, Mato Grosso Pode, Nós podemos”, busca mobilizar escolas e a sociedade organizada com o objetivo de sensibilizar um maior número de cidadãos.

A proposta é engajar toda a sociedade mato-grossense na criação de bibliotecas em instituições públicas e particulares, bem como na arrecadação de livros, vídeos e revistas. “Devemos nos empenhar para fazer uma campanha única pela conscientização”, resume as professoras Sonia Maria Bispo Amorim e Simone Zanelatti, Núcleo Estadual, ligada à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc). Elas estão credenciadas a acompanhar este processo no Estado.

As professoras esclarecem que, em 2015, o foco principal passou a ser o incentivo na criação de bibliotecas. Em virtude disso é fundamental que as escolas se empenhem na arrecadação dos livros. O resultado desta arrecadação será destinado às unidades escolares e entidades filantrópicas mais carentes.

“Estamos pensando até em disponibilizar algumas caixas como pontos de coleta de livros no prédio da Seduc e nas Assessorias Pedagógicas de Cuiabá e Várzea Grande”, revelam as professoras.

As professoras explicam que, em meados de 2000, a ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Estes itens – segundo o organismo mundial – devem ser atingidos por todos os países até 2015.

A campanha de doação de livros didáticos – que ocorrerá simultaneamente em todo o pais – é um meio de alcançar as demandas diagnosticadas pela ONU no início deste século e se mostra também “uma oportunidade para juntos mudarmos a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país”, resumiram.

As ações recomendadas pelo Dia Nacional do Livro Didático, que definiu o próximo 27 de fevereiro como o dia “D” desta campanha, são diversas. As sugestões vão desde arrecadação de livros, que é a iniciativa mais comum, até a promoção de concursos “leitor do mês”, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Escola técnica abre 640 vagas para cursos em Nova Mutum e mais 11 cidades

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia...

Estudante de MT é premiado por pesquisa sobre controle e qualidade de água para bovinos

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de...

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...
PUBLICIDADE