quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: prefeito se reúne com entidades e buscará com MP flexibilizar decreto reduzindo atividade do comércio

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/Guilherme Araujo/arquivo)

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) se reuniu, há pouco, com dirigentes de entidades para discutir uma forma de flexibilizar o decreto do governo estadual, que vigora a partir de amanhã (3), reduzindo funcionamento do comércio até às 19h e com toque de recolher a partir das 21h para evitar mais casos e mortes por Covid, considerando que no Estado aproximadamente 90% das UTIs estão com pacientes.

O prefeito deve conversar, hoje, com promotores para um entendimento conjunto sobre as medidas. Dorner disse que é compreensível a decisão do governador Mauro Mendes no novo decreto, que terá validade até o próximo dia 15, porém, é necessário ter sensibilidade com os empresários e trabalhadores, considerando que, mês passado, a prefeitura decidiu por 11 dias reduzir o funcionamento do comércio até as 22h com toque de recolher a partir das 23h porque havia lotação máxima de UTIs no hospital regional. Só no segmento de restaurantes, lanchonetes, bares seriam cerca de 700 empresas impactadas, com redução das vendas.

“Com o horário definido no decreto, os comércios que atuam a noite não poderão nem sequer abrir as portas para fazer seu giro financeiro e, em poucos dias, isso irá acarretar danos a toda essa classe, atingindo diretamente a economia do município. Sabemos que precisamos tomar algumas medidas para frear o vírus, mas na minha opinião essa é muito radical, diante do cenário de Sinop. Por isso, recebi hoje as entidades e suas representatividades para que juntos possamos realizar o pedido de flexibilidade nos horários definidos no decreto”, disse o prefeito, através da assessoria.

Dorner deixou claro que, em conjunto com as entidades, buscará o que for possível, dentro da legalidade, para que o governador Mauro Mendes reveja a situação de Sinop considerando que o decreto estadual é impositivo. Caso o governo estadual não aceite o pedido de flexibilidade, ficará o município obrigado a cumprir as determinações do decreto.

A ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop), por exemplo, se posicionou contrária a redução no horário de funcionamento das empresas até as 19h.

O prefeito debateu os efeitos do novo decreto com o presidente da câmara municipal, Elbio Volkweis, dirigentes da União das Entidades de Sinop (UNESIN), Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e a Associação de Bares, Restaurantes e Similares, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e secretários.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE