Política

Sinop: comércio passa a funcionar até às 22h • restaurantes-bares com 50% da capacidade • toque de recolher às 23h • aulas liberadas

O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) definiu, há pouco, em reunião com o promotor de Justiça, Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto, alterar o horário de funcionamento do comércio que há várias semanas estava sendo até às 20h e agora vai para às 22h, de segunda-feira a sábado. Aos domingos, o atendimento será até às 14h. O horário do toque de recolher começará a partir das 23h (atualmente é às 21h). As novas medidas passam a vigorar a partir desta quinta-feira.

O consumo de bebidas alcoólicas nos locais de venda (bares, restaurantes, dentre outros), que estava suspenso há mais de 15 dias, também liberado. Mas, os estabelecimentos devem funcionar com 50% de sua capacidade, com os clientes sentados e demais medidas de biossegurança. Já o serviço de delivery segue autorizado até às 23h59.

As atividades presenciais na rede particular de ensino (escolas, universidades, dentre outras) e nas escolas municipais também foram liberadas, seguindo todas as medidas de segurança impostas. Já o funcionamento dos serviços nas modalidades take-away e drive-thru será até às 22h45.

Funcionam sem restrições de horário as farmácias, os serviços de saúde, de hospedagem e congêneres, de imprensa, de transporte coletivo, de transporte individual remunerado de passageiros por meio de táxi ou aplicativo, funerárias, postos de combustíveis (exceto conveniências), indústrias, atividades de colheita e armazenamento de grãos e alimentos, serviços de guincho, segurança e vigilância privada, manutenção e fornecimento de energia, água, telefonia, coleta de lixo e as atividades de logística de distribuição de alimentos.

Ontem, no novo boletim da secretaria estadual de Saúde, Sinop saiu do risco muito alto de transmissão da Covid e desceu para o risco alto. A taxa de crescimento de contaminação é de 11% (estava em 26% na última semana), com média móvel de 482 casos confirmados nos últimos 14 dias (era de 2.114), e acumulado de 4.316 considerando os últimos 90 dias (era de 8.115).

Roberto Dorner destacou que todas as ações de fiscalização e aplicação de multas com o objetivo de reduzir a contaminação, serão mantidas. “A classe de bares restaurantes está sendo muito prejudicada, estão sem conseguir trabalhar há bastante tempo, então peço ajuda do senhor (promotor) para a gente encontrar uma maneira, que seja dentro da lei, de liberar esse pessoal para trabalhar”, disse Dorner, ao promotor, em reunião virtual, juntamente com o procurador-geral do município, Ivan Schneider, a secretária de Governo, Faira Strapazzon e o presidente da câmara, Élbio Wolkweis.

Em Nova Mutum, o prefeito Leandro Felix autorizou, ontem, o comércio a funcionar até às 22h e toque de recolher também às 23h. Hoje de manhã, o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, também autorizou as empresas a funcionarem até as 22h. Em Lucas do Rio Verde, o prefeito Miguel Vaz ampliou horário de funcionamento do comércio na semana passada.

Em instantes, mais detalhes

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria -atualizada 18:41h)