Acaba empatada a eleição para presidente da Câmara de Sinop. Sineia Abreu teve 5 votos e, Mauro Garcia, obteve 5 votos. Em caso de empate, o regimento prevê que o vereador com maior idade seja eleito. Neste critério, a vereadora Sineia Abreu acaba ser eleita presidente.
A eleição para os demais cargos continua. A sessão está tensa, Há muita discussão porque o presidente aceitou inscrições individuais para todos os cargos da mesa diretora. A bancada de situação, que integra a chapa de Sinéia, questiona os critérios e tem criticado o posicionamento do presidente, que se defende alegando que o regimento prevê a eleição individuais.
Em seguida foi colocada em votação a eleição para vice-presidente e demais cargos. A vereadora Zuleica Mendes obteve 5 votos. A vereadora Cleuza Navarini também obteve 5. Como Zuleica tem maior idade, a presidência lhe proclamou eleita vice-presidente. Assim ocorreu para os demais cargos. Como as duas bancadas tem o mesmo número, a bancada oposicionista optou em lançar nomes individuais e lançando vereadores com maior idade que os da chapa de Sineia. O presidente proclamou que a vereadora Sineia foi eleita presidente, a verearora Zuleica Mendes (PMDB) vice-presidente, José Pedro Serafini como primeiro secretário e, Jorge Muller, segundo secretário.
A estratégia da bancada oposicionista foi de colocar vereadores com maior idade que os vereadores da bancada de situação porque acabavam sendo beneficiados por este critério para “serem eleitos”. A tendência é da bancada oposicionista eleger o primeiro secretário – segundo cargo mais importante da mesa diretora- que controla as finanças.
(Atualizada às 20:59hs)