quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sindicalista é o novo ministro do Trabalho

PUBLICIDADE

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, 45 anos, foi convidado hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério do Trabalho e aceitou a proposta. Ele confirmou a informação ao sair da reunião que teve com Lula na Granja do Torto. Marinho assume a pasta no lugar de Ricardo Berzoini.
Opine sobre a escolha
“O presidente Lula havia me consultado há alguns dias e pediu que eu pensasse no assunto. Eu disse que não pensaria, mas se fosse convocado, assumiria. Segundo Marinho, a posse deve ser na próxima semana.

Marinho disse que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Ricardo Berzoini à frente do ministério, além de promover discussões para a recuperação do salário mínimo.

O novo ministro do Trabalho é casado e tem dois filhos. Nasceu em Cosmorama (SP) e trabalhou na lavoura até aos 15 anos. É metalúrgico desde julho de 1978, quando de tornou funcionário da seção de pintura da Volkswagen.

Reforma ministerial
O Palácio do Planalto já havia confirmado outras três mudanças em ministérios na última quarta-feira. O porta voz da Presidência da República, André Singer, anunciou o senador Hélio Costa (MG) para o Ministério das Comunicações, o deputado Saraiva Felipe (MG) para a Saúde e do presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau, para Minas e Energia. A posse dos três será na tarde de hoje.

Marinho
Foi membro da CIPA da montadora em duas gestões. Em 1984, foi eleito tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Nas gestões seguintes assumiu os cargos de secretário-geral e vice-presidente. De 1996 a 2003, exerceu o cargo de presidente.

Em 7 de junho de 2003, foi eleito presidente da CUT Nacional ¿ quinta maior central sindical do mundo – com 74% dos votos dos delegados presentes ao 8º Congresso da Central.

Entre as principais ações sindicais que conduziu estão as campanhas vitoriosas contra as demissões em massa no setor automotivo em 1998, entre elas os 10 mil cortes anunciados pela Volks e os 2,8 mil da Ford.

No início de 2001, negociou com a direção mundial da Whirpool, em Miami, a extensão do prazo de fechamento da fábrica da Brastemp em São Bernardo; e, em Detroit, em defesa do emprego dos trabalhadores da Ford, conseguiu arrancar da cúpula da montadora uma garantia de emprego por cinco anos para o pessoal de São Bernardo. Uma estabilidade inédita na história das relações entre capital e trabalho no Brasil. No final daquele ano, conduziu uma luta vitoriosa dos trabalhadores da Volks cujo resultado foi a readmissão de 3.000 trabalhadores demitidos por carta e garantias por cinco anos de novos investimentos e do nível de emprego na fábrica de São Bernardo.

Marinho também é o principal responsável pela articulação de acordos setoriais, como o chamado acordo emergencial do setor automotivo, de 1999, e de projetos como o da renovação da frota nacional de veículos, idéias que olham para o futuro e para interesses estratégicos da economia e do País.

Também um dos idealizadores da Câmara Regional do ABC, um instrumento de articulação de políticas regionais referência em todo o Brasil. Em julho de 1998, assumiu a coordenação do Mova (Movimento deAlfabetização)/Regional ABC, que já alfabetizou mais de 40 mil pessoas na região.

É presidente de honra da Unisol-União e Solidariedade das Cooperativas do Estado de São Paulo, uma iniciativa do sindicalismo cutista voltada a fomentar a criação de alternativas de economia solidária destinadas à geração de emprego e renda. A Unisol já representa hoje 11 cooperativas de produção no Estado.

No dia 25 de março de 2003, foi nomeado presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), pelo presidente Lula. Também foi apontado pela CNN-Time como uma das 50 lideranças latino-americanas para o novo milênio.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE