quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Comissão traça estratégias com Baiano e Silval para setor agrícola e madeireiro

PUBLICIDADE

Hoje como um dos representantes do Governo para a discussão de problemas em várias áreas, o secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel), Baiano Filho foi o porta-voz de um encontro entre o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, o líder regional da Comissão de Mobilização para Sobrevivência do Agricultor e representantes do setor madeireiro e produtivo do Estado.

Baiano Filho, como articulador do encontro, recebeu o grupo e entendeu as reivindicações da Comissão que representa 30 municípios da região Norte de Mato Grosso, na reunião realizada na tarde desta quinta-feira (07) no gabinete do secretário, no Centro Político Administrativo.
Na oportunidade também estavam presentes os produtores Rogério Rodrigues, Antônio Galvan e o coordenador do movimento Clayton Arantes que após uma ampla explanação dos problemas enfrentados no momento pela classe. A finalidade foi procurar uma saída harmônica para a crise do setor e ainda articular um manifesto com a participação popular.

O Deputado Silval Barbosa mostrou-se sensibilizado pela situação que o setor vem enfrentando e disse que a Assembléia Legislativa não medirá esforços para buscar fórmulas para amenizar o problema. Segundo Silval, na próxima quarta-feira (13.07) haverá uma reunião envolvendo o governador Blairo Maggi, o deputado Silval Barbosa e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva para debater o assunto e colocar a realidade vivida no momento. O deputado sugere uma discussão no sentido de criar um parque florestal estadual em Apiacás, retirando Mato Grosso da Amazônia Legal.
Baiano Filho se mostrou preocupado com a situação e disse que “temos de agir com rapidez, pois para a fome não existe moratória”, se referindo ao período que o Governo Federal instituiu de proibição para a extração de madeira. “Com essa crise, muitos já estão desempregados na nossa região e nós, como representantes do governo não podemos aceitar essa situação. Precisamos unir todas as forças, independente de função ou de caráter político. Agora, se trata de lutarmos pela nossa população”, enfatizou Baiano.

Também ficou definido que após o encontro do governador Blairo Maggi e o presidente da assembléia, Silval Barbosa com a ministra Marina Silva seja articulada outra reunião para dsefinir um planejamento para uma audiência pública em forma de seminário onde todos os envolvidos estejam presentes para expor os problemas e propor soluções pacíficas que venham ao encontro à necessidade do setor.

Os produtores rurais que articulam a realização da audiência querem mostrar à sociedade o cenário real da polêmica que envolve o desmatamento em Mato Grosso e outros estados da Amazônia Legal.
Segundo Clayton Arantes, a idéia é realizar uma discussão ampla com todos os segmentos da sociedade não só de Mato Grosso, mas de outros estados da Amazônia Legal. “Vamos reunir representantes dos setores público e privado, produtores rurais e ambientalistas”, garante o coordenador da comissão.

Crise
A suspensão das autorizações para transportes de produtos florestais (ATPFs), em função de denúncias de corrupção no Ibama, em Mato Grosso, provocaram só no mês de junho, de acordo com o Sindicato das Indústrias Madeireiras, mais de seis mil demissões. Segundo estimativas do sindicato, somando-se às dispensas de trabalhadores da área rural, existem quase 30 mil pessoas desempregadas no Nortão, atualmente.

A audiência pública faz parte da proposta da Agenda Positiva para discussão do problema ambiental. Também participam do processo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Sindicatos das Indústrias Madeireiras (Sindusmat), Ordem dos Advogados do Brasil (seção Mato Grosso) e Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE