PUBLICIDADE

Senadora de MT vota pelo desarquivamento da ‘PEC da Vida’ e se manifesta contra o aborto

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A senadora Selma Arruda (PSL) se manifestou contra o aborto, votando a favor do desarquivamento da Proposta de Emenda à Constituição “PEC da Vida, que propõe alteração no artigo 5º da Constituição para determinar a “inviolabilidade do direito à vida desde a concepção”, ontem à tarde, o plenário decidiu pelo desarquivamento, agora a proposta será enviada para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A senadora afirmou que apoia os casos de aborto já previstos na legislação. “Como mulher e mãe no sentido de dizer que sou contra o aborto. Porém, como jurista, e aqui, conversando com o senador Girão, que é a pessoa que pede o desarquivamento e que nos incentivou a assinar, ele nos garante também que a proposta não é retirar do Código Penal as hipóteses legais que já preveem a possibilidade do abortamento, que são aqueles casos de estupro e outros mais”.

A parlamentar também defendeu que mantidas as hipóteses legais que garantem o direito à vítima, é favor da alteração do no artigo 5º da Constituição para determinar a “inviolabilidade do direito à vida desde a concepção”. A concepção ocorre quando o espermatozoide encontra o óvulo dentro da trompa de falópio e o fertiliza, dando origem ao zigoto.

O desarquivamento se deu com a aprovação de requerimento de autoria do senador Eduardo Girão (Pode-CE). Alguns senadores se posicionaram contra o desarquivamento. O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), chegou a apresentar outro requerimento, pedindo a retirada de pauta do pedido, mas a iniciativa foi derrotada por 61 votos a 8.

Excepcionalmente, o Código Penal Brasileiro prevê duas hipóteses em que o aborto poderá ser realizado por médico, o chamado “aborto legal”. São essas as hipóteses: – quando a gravidez significar risco a vida da gestante; – quando a gravidez resultar de estupro e o aborto for precedido de consentimento da gestante, ou, se incapaz, por seu representante legal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE