quinta-feira, 9/maio/2024
PUBLICIDADE

Senado decide hoje se aceita quarta representação contra Renan

PUBLICIDADE

A mesa diretora do Senado decide hoje, se aceita a quarta representação contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar. O P-SOL, partido autor da representação, quer investigar a denúncia de que Renan, junto com o lobista Luiz Garcia Coelho, teriam participado de esquema de corrupção em ministérios comandados pelo PMDB.

No início da semana, o vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC), que vai presidir a reunião de hoje, pediu parecer da advocacia-geral do Senado sobre o caso. É com base nesse documento que os sete integrantes da Mesa vão decidir se aceitam ou não a representação. Se for aceita, segue para análise do Conselho de Ética. Se for rejeitada, segue para arquivamento.

Renan responde ainda a outras duas representações na Casa. Uma delas investiga se o senador teria favorecido uma cervejaria junto ao INSS depois que a empresa comprou uma fábrica de seu irmão, Olavo Calheiros, por preço acima do de mercado. A outra representação, que ainda não tem relator, irá investigar a denúncia de uso de laranjas por Renan Calheiros para a compra de veículos de comunicação em Alagoas.

A representação do caso da cervejaria tinha leitura e votação marcada para ontem, mas, por conta de um pedido do senador José Nery (P-SOL-PA), foi adiada para a semana que vem. A idéia é que os senadores decidam se todas as representações contra Renan serão reunidas em um só processo antes de votar o relatório da segunda denúncia.

Renan Calheiros foi absolvido, na semana passada em plenário, do primeiro processo, o que investigou se ele teve contas pessoais pagas por um lobista de uma empreiteira.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE