O governador Mauro Mendes apresentará, nesta quinta-feira, o Plano de Ação 2024 para o Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais. A solenidade será às 15 horas, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Participam também a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges, e os demais membros do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, a Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (Cedif).
Fazem parte do Cedif as Secretarias de Estado de Meio Ambiente, Segurança Pública, Casa Civil, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ministério Público Estadual (MPE), Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Forças Armadas do Brasil.
O plano foi desenvolvido pelo comitê estratégico, criado por decreto, de 5 de março de 2020, para fortalecer as ações integradas do Estado no combate aos crimes ambientais.