O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), agradeceu, ontem à noite, a decisão do governador Mauro Mendes, deputados, dirigentes de entidades ligadas ao agronegócio de destinar R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução de estradas e pontes em municípios gaúchos ilhados e devastados pelas fortes enchentes dos últimos dias. No balanço divulgado hoje são 53 rodovias com bloqueios e Não é possível chegar a Porto Alegre pela BR-290, por exemplo. O projeto do governo mato-grossense foi aprovado pela Assembleia Legislativa e o recurso, que deve ser transferido amanhã para o governo do Rio Grande do Sul, será do Fethab (Fundo de Transporte e Habitação).
“É um gesto de uma generosidade, de uma força que, pode ter certeza, nos anima a superar esse momento que estamos vivendo aqui. Quero que tu digas também ao povo de Mato Grosso e que todos que aprovaram que vamos receber esse recurso na Defesa Civil do Estado, vai ser empregado também para colocar infraestrutura que foi muito danificada e também para apoiar as famílias que foram atingidas aqui, com muita transparência. Tô pedindo para criar uma conta específica desse recurso para poder depois mostrar aí pro povo de Mato Grosso, com toda clareza, onde é que foi o recurso, o que foi feito porque é um gesto generoso mas também de uma grande responsabilidade para vocês e nós vamos mostrar com muita clareza que esse recurso terá tocado na vida das pessoas. Obrigado, Mauro, por favor agradece a todos”, disse Eduardo, em chamada de vídeo com Mauro.
O governador mato-grossense registrou que, com aprovação da Assembleia, das associações de produtores de Mato Grosso (que pagam o Fehtab) aprovaram “de forma unânime”. “Estou torcendo para que vocês mais rapidamente possam se recuperar”, disse Mauro na conversa com Eduardo. “Que Deus possa abençoar vocês e tenho certeza que o Rio Grande do Sul que é um Estado, que é um grande Estado da nação brasileira’, vai mostrar toda sua força, sua capacidade e vai se recuperar”.
No boletim da Defesa Civil de hoje o número de mortos subiu para 107.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.