O presidente José Riva cobrou hoje dos deputados maior presença nas sessões plenárias, principalmente as quartas-feiras. Ele anunciou que será disponibilizada a lista de presença dos deputados durante as sessões plenárias com objetivo divulgar o controle participativo de cada parlamentar e apontar os ausentes. “Os compromissos terão que ser justificados. Visitas nos municípios ou aniversários de cidades não serão reconhecidos como missão oficial”, avisou. Ele lembrou que o Regimento Interno e a Constituição disciplinam que o deputado não pode faltar mais que um terço das sessões. “Prevêem corte no salário e até a perda do mandato”.
“Não questiono a ausência porque tem deputado que prioriza o seu trabalho de outra forma. E, às vezes é tão importante quanto o trabalho em Plenário”, explicou Riva. Ele disse que ontem, durante a reunião do Colégio de Líderes, foi firmado um pacto para que os deputados priorizem as sessões das quarta-feiras, fazendo esforço máximo para estarem presentes. Riva também informou que compromissos oficiais serão apenas os de cunho relevante, como as audiências públicas e seminários aprovados pela casa e também encontros importantes, como os da Unale.
Ainda ficou decidido que as sessões deliberativas serão concentradas nas quartas-feiras, ou seja, os projetos relevantes entrarão em pauta nesse dia. “Mesmo assim, estarei sempre presente nas sessões de terça e quinta-feiras”, garantiu o presidente, ao reconhecer que é muito difícil conciliar os compromissos institucionais, tendo que muitas vezes, desmarcar reunião com o governador para não faltar à sessão.
A divulgação do relatório deverá ser semestral. E a lista entregue no final de cada sessão.