PUBLICIDADE

MT precisa de clínica para tratar dependentes químicos, cobra defensora

PUBLICIDADE

A falta de uma clínica pública especializada no tratamento para dependentes químicos compromete a recuperação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Mato Grosso. A opinião é da Defensora Pública Hélleny Araújo dos Santos, que coordena o Núcleo de Infância e Juventude da Defensoria Pública.

"Acredito que se tivéssemos um espaço destinado para o tratamento especializado contra as drogas, com certeza esse número de ações envolvendo menores iria diminuir e consequentemente se teria uma melhora expressiva na sociedade", explica. Nesta sexta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, é importante lembrar que Estatuto da Criança e Adolescente estabelece que é dever do Estado garantir tratamento especializado para as crianças e adolescentes com dependência química.

A maioria dos casos infracionais estão relacionados ao crime de roubo, mas a Defensora observou que essas ocorrências são reflexo do uso de entorpecentes. "Não digo todos, mas de cada dez casos que aparecem aqui, seis estão relacionados de alguma forma com o uso de drogas, seja o adolescente um ex-usuário ou não", revela. Ela ressalta ainda que o número de atendimentos realizados pelo Núcleo tem aumentando diariamente. "Os familiares também nos procuram para saber como está o andamento dos processos", explica.

Quando os adolescentes usuários de drogas necessitam de tratamento especializado a Defensoria ajuda na procura de entidades filantrópicas ou recorrem ao município. "Existe o Projeto Municipal "Ser Menino", mas ele se encontra em condições precárias. A falta de atendimento médico e psicológico é um dos grandes problemas. Nos resta apenas procurar ajuda nas igrejas", conta a Defensora. O Projeto ‘Ser Menino" foi criado em janeiro de 2007 pela prefeitura de Cuiabá e atende meninos de sete a 17 anos que vivem nas ruas ou em situação de risco social.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE