Chegou ao fim, às 17h deste domingo, a votação do segundo turno das eleições internas do PT. Com previsão de início logo após o fechamento das urnas, a apuração deve produzir os primeiros resultados prévios apenas no início da tarde de segunda-feira.
O partido ainda não divulgou o total de votantes. A estimativa, porém, é que o número de filiados que compareceram às urnas hoje tenha sido menor do que o total verificado no primeiro turno, em 18 de setembro, quando 315 mil petistas votaram. Isso porque muitas cidades já tiveram seus presidentes municipais definidos no primeiro turno, gerando uma mobilização menor em torno das eleições internas.
Concorrem para o cargo de presidente nacional da legenda Ricardo Berzoini (do Campo Majoritário) e Raul Pont (da Democracia Socialista). Serão eleitos ainda os presidentes do PT em oito Estados (Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe), 86 municípios e 19 zonas.
A contagem dos votos acontece nos diretórios municipais do partido, de onde as informações seguem para os diretórios estaduais e depois para o diretório nacional, onde são consolidadas.
Os primeiros resultados das urnas devem ser divulgados no início da tarde de segunda-feira. A previsão é que a apuração termine na quinta-feira.
Diferentemente do primeiro turno, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou no fim da tarde deste domingo, no escritório nacional do partido em Brasília. Pont e Berzoini votaram pela manhã em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente.