O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Maurício Aude, defendeu a participação dos advogados na manifestação nacional contra a corrupção no Brasil, que será realizada em diversas cidades, no próximo dia 15. A mobilização foi proposta durante encontro de presidentes de OAB, em Florianópolis. “Imperante registrar que Mato Grosso fez a proposição do debate e a nossa bandeira será a do combate à corrupção. Em Cuiabá, a OAB-MT está mobilizando profissionais de todo o Estado. Inclusive várias caravanas capitaneadas pelas Subseções, estão prontas para se unirem à Seccional para pedir o fim da corrupção, da usurpação do erário, para pedir punição exemplar aos responsáveis por tantos e estrondosos desvios de dinheiro público”, disse Aude.
O colégio de presidentes deliberou que, em relação ao movimento do dia 15, as seccionais têm autonomia para participar da forma que entenderem, em virtude da independência que possuem e respeitadas as particularidades de cada Estado.
Em Cuiabá, a concentração será na Praça Alencastro, em frente à Prefeitura, a partir das 16h. Em Sinop, também está sendo feita mobilização para a entidade reforçar o manifesto que será feito pela população e diversas entidades.
Um dos focos do protesto nacional será contra a corrupção na Petrobras. A roubalheira descoberta, até agora, na Operação Lava Jato, teria sido de R$ 88 bilhões. Nesta sexta-feira, a procuradoria geral da República pediu ao STF abertura de inquérito contra 47 deputados e senadores e ex-parlamentares que foram denunciados por envolvidos no esquema.