PUBLICIDADE

Polícia Federal pede mais prazo em inquérito que investiga senador mato-grossense

PUBLICIDADE
A Gazeta (foto: assessoria/arquivo)

A Polícia Federal (PF) solicitou a prorrogação de mais 90 dias no inquérito policial que investiga o senador Wellington Fagundes (PL), acusado de receber dinheiro via caixa dois da empresa JBS, nas eleições de 2014. A investigação se encontra na Justiça Eleitoral de Mato Grosso, após, desmembramento pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com as investigações com base na delação dos irmãos Joesley e Wesley Batistas e outros ex-executivos do grupo J&F, Fagundes teria recebido R$ 300 mil em razão da função pública de deputado federal, que concorria ao Senado nas eleições de 2014, em troca de ‘evitar retaliações ou dificuldades para as empresas’ e/ ou ‘garantir a boa vontade e facilidade de contratos para futuros pleitos empresariais’, o que pode configurar o crime de corrupção passiva.

“Consta também que a vantagem teria sido entregue em espécie, de modo a ocultar a origem do valor proveniente de infração penal e que o dinheiro serviu de caixa dois da campanha eleitoral de Wellington Fagundes ao Senado”, diz trecho do inquérito.

A PF trabalha com indícios da prática do delito de lavagem de dinheiro “provenientes de infração penal e do crime de omissão”, já que tais valores não teriam sido declarados. O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável para a prorrogação de prazo para a conclusão das investigações.

Outro lado

Por meio de sua assessora, o senador Wellington Fagundes afirma que já se manifestou sobre o assunto e afirma que as doações feitas pela JBS se deram através do seu partido, o PR, e que todos os valores constam da prestação de contas, aprovada pela Justiça Eleitoral, em julgamento por unanimidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE