PUBLICIDADE

Piana lidera com 58%, Viana 22% e Luzia 1% em Primavera do Leste

PUBLICIDADE

O Instituto Gazeta Dados realizou nos dias 15 e 16 de setembro a primeira rodada de pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Primavera do Leste, que conta com 3 candidatos na disputa. O ex-prefeito Érico Piana (DEM) lidera com 58% dos votos, ficando 36 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Mateus Viana (PDT). Luzia Ferreira da Silva (PT) é “lanterninha” com apoio de apenas 1% das intenções na pesquisa estimulada, o mesmo percentual direcionado aos votos brancos e nulos. Há 18 dias da eleição, o número de indecisos ainda é de 18%.

No cômputo dos votos válidos conforme cálculo utilizado pela Justiça Eleitoral, que exclui brancos e nulos da contagem, se as eleições fossem hoje, Piana venceria com 71,6% dos votos, enquanto Viana acumularia 27,16% e a petista 1,23%.

Agricultor, Piana comandou a prefeitura por 2 mandatos, enquanto o pedetista é estreante na carreira política. Aos 24 anos, ele é um dos candidatos mais jovens ao cargo de prefeito, mas conta com a experiência de seu tio, Getúlio Viana (PR), atual chefe do Executivo Municipal, e de seu pai, o deputado estadual Zeca Viana (PDT).

Já na pesquisa espontânea, quando os eleitores devem lembrar de cabeça o nome dos candidatos, a vantagem do democrata sobre seu principal adversário cai para 35 pontos percentuais. O ex-prefeito teve 56% das intenções enquanto o pedetista somou 21%. Luzia emplacou as mesmas intenções que na estimulada, 1%, assim como votos brancos e nulos. Já a quantidade de eleitores indecisos chegou a 21%.

Rejeição
Quando questionados em quem não votariam, a maioria dos entrevistados indicou o candidato do PDT. Viana teve 23% de rejeição, enquanto seus adversários ficaram tecnicamente empatados, com índice de 6% para a petista e 5% para o democrata.

Enquanto 2% das pessoas ouvidas durante o levantamento afirmaram que não rejeitariam nenhum dos candidatos, o número de indecisos neste quesito foi de 64%.

Pesquisa
Os entrevistadores do Instituto Gazeta Dados foram às ruas de Primavera do Leste no último final de semana e ouviram 300 eleitores, com idade a partir de 16 anos, moradores de 10 bairros do município, além da zona rural, representada por 3% dos entrevistados. Aliando um questionário padrão a uma amostra representativa da população, o método Survey leva em conta dados socioenconômicos como faixa etária, renda familiar, grau de instrução e sexo, conforme as estimativas de eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Registrado sob o número 00282/2012 junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o levantamento possui margem de erro de 4,5% para mais ou para menos.

A maioria das pessoas ouvidas (52%) são do sexo masculino, sendo que, do total, 31% já têm mais de 45 anos. Ainda, 39% possui ensino médio completo. Os que chegaram ao curso superior são 9% e declararam-se analfabetos 2%. Estão empregados na iniciativa provada 39% dos eleitores, outros 31% trabalham por conta própria e 5% são servidores públicos. Dentre todos os ouvidos, 62% desfrutam de renda familiar inferior a 5 salários mínimos, enquanto 12% contam com mais de 10 salários mensais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

TRE valida plebiscito que autorizou criação de novo município no Nortão

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso...

Empossados prefeito, vice e vereadores em Sorriso

A câmara municipal realizou esta noite a sessão solene...
PUBLICIDADE