O empresário Rogério Ferrarin (PMDB) permanece na liderança na disputa pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, conforme aponta a segunda rodada da pesquisa realizada pelo Instituto Gazeta Dados. Ele 49% (7% a mais que a pesquisa anterior), na estimulada. O ex-prefeito Otaviano Pivetta (PDT) figura com 41% das intenções de voto. Ele estava antes com 30%. 9% dos eleitores ainda não sabem em quem votar. Este número reduziu em comparação com a amostragem anterior, quando chegava a 26%. Apenas 1% dos eleitores entrevistados garantiram que vão votar em branco ou nulo em Lucas do Rio Verde.
Excluídos esses casos, considerando aqueles que já definiram o candidato, a vantagem do peemedebista sobre o segundo colocado fica em 8,8 pontos percentuais. Ferrarin ficaria com 54,44%, enquanto Pivetta teria 45,55% das intenções de voto.
Foram entrevistados 300 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) sob o número 00279/2012. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa espontânea, quando não há o auxílio de uma lista de nomes para os eleitores entrevistados, Ferrarin aparece com 47% das intenções de voto e Pivetta 40%. Na primeira rodada do Instituto Gazeta Dados, Ferrarin aparecia com 40% e Pivetta com 31%. Agora, os indecisos somam 12%. Brancos e nulos somam 1% do total.
Rejeição
Pivetta aumentou de 41% para 44%. Os que afirmaram que não votam em Ferrarin de jeito nenhum também tiveram um aumento significativo, saltando de 28% para 38% dos entrevistados.
A 20 dias do pleito, o número de indecisos diminuiu. Na primeira rodada, realizada entre os dias 2 e 3 de setembro, eles somavam 30%. Agora, esse número está na casa dos 17%, enquanto 1% afirmou que pretende votar em branco ou nulo.
(Atualizada às 08:25h)
Leia ainda
IBOPE aponta Pivetta com 46% e Ferrarin 44% em Lucas do Rio Verde