O pedido de exoneração da primeira-dama do Estado, Roseli Barbosa, do comando da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social foi publicado, hoje, no Diário Oficial. A motivação apontada seria ter mais tempo para focar em atividades particulares. No final de semana, ela publicou uma nota, resumindo as ações à frente da pasta, que ainda não tem substituto.
Na nota, Roseli informou que nos últimos quatro anos mais de 100 mil mato-grossenses deixaram de viver abaixo da linha da extrema pobreza e cerca de 30 mil cidadãos tiveram acesso a cursos de qualificação profissional para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, por meio dos programas desenvolvidos pelo governo do Estado. “Os dados de desenvolvimento social em Mato Grosso mostram que estamos no caminho certo. Em 2010, assumi a secretaria com muitos desafios e também muita obstinação para fazer mais pelas famílias mato-grossenses. Foram anos de trabalho e dedicação, focados, principalmente, naquelas que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, com atenção especial às nossas crianças e idosos".
Ela expôs também que, "com o auxílio de uma equipe preparada e de muitos parceiros conseguimos inserir milhares de famílias nos programas sócio-assistenciais, que vão desde transferência de renda; passando pela qualificação; acesso facilitado ao crédito a juro zero; entre outras iniciativas voltadas à geração de emprego e renda e combate à extrema pobreza. Hoje, com a certeza de que a Setas-MT possui a estrutura necessária e profissionais preparados para dar andamento à construção de políticas públicas em prol da prosperidade dos cidadãos de nosso Estado, anuncio minha saída do cargo de secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social para me dedicar à atividades particulares e à função de primeira-dama, ainda mais próxima do governador Silval Barbosa. Sigo em frente com total confiança de que os programas desenvolvidos pela Setas, importante pasta do Poder Executivo estadual que conta com quatro Secretarias Adjuntas (Assistência Social; Trabalho e Emprego, Cidadania e Assuntos Comunitários) seguirão de forma eficaz na gestão do secretário Jean Estevan Campos Oliveira e sua dedicada equipe".