Nove dos dez prefeitos cujos municípios deram ao governador Blairo Maggi a maior votação proporcional nas eleições de outubro visitaram o chefe do executivo estadual na manhã desta quinta-feira em seu gabinete, no Palácio Paiaguás. Os prefeitos, ao lado de coordenadores da campanha e do secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Kato, ratificaram ao governador o apoio para mais um mandato de quatro anos.
Dentre os prefeitos presentes estava Pedro Luiz Brunetta, de Santo Antônio do Leste (379 km ao Sul de Cuiabá). Nesta cidade, Maggi obteve a maior votação registrada num município. Foram 1.291 votos de um total de 1.391 votos, o que correspondeu a 92,74% dos votos válidos (votos nominais menos os brancos e nulos). No dia 1° de outubro, Blairo Maggi foi reeleito para governar Mato Grosso com 922.765 votos, o que significou que ele obteve 65,39% dos votos válidos registrados nos 141 municípios. “A população mandou um forte abraço”, disse o prefeito Brunetta ao governador.
Para os prefeitos, que administram municípios localizados nas regiões Norte, Médio-Norte, Sul e Noroeste, a votação que Maggi recebeu mostra que a população aprovou o primeiro mandato e confia que os próximos quatro anos serão de muito trabalho e desenvolvimento. De um modo geral, os prefeitos afirmaram ao governador que sabem das dificuldades de se administrar o Estado do tamanho de Mato Grosso, mas destacaram que as iniciativas do governo, principalmente no setor de consórcios, deram bons resultados.
“A votação que o senhor teve é o reconhecimento pelo seu trabalho. Agradecemos principalmente pelas parcerias feitas com os municípios”, disse o prefeito de Denise, Israel Antunes Marques, destacando os investimentos feitos pelo Estado não só na construção e recuperação de estradas, mas também nas parcerias feitas para incentivar a agricultura familiar. “Este estado é rico em oportunidades. Existem várias alternativas e vamos trabalhar juntos com o governador para alavancar a economia”, disse Israel.
O prefeito de Paranatinga, Francisco Carlos Nascimento (PMDB), disse que o município, onde Blairo obteve 8.262 dos 9.147 votos (90,32% dos votos válidos), estava muito feliz com a abertura dada pelo governo do Estado e entendeu que o resultado das urnas foi muito positivo. Ele destacou, entre as obras, a conclusão da MT-130 entre Paranatinga e Primavera do Leste. “Paranatinga deu salto para o futuro”, afirmou.
Para o coordenador de campanha na região do Araguaia, Geraldo Quirino, a população está convencida que os próximos quatro anos serão de muitos investimentos na região. “O Araguaia está rindo à toa”, disse Quirino, lembrando que no atual governo, várias obras em diferentes setores começaram a mudar a realidade da região que por vinte anos sofreu pela falta de atenção. Segundo o governador, um dos principais problemas do Araguaia, que é a deficiência no setor energético terá especial atenção nestes próximos quatro anos, proporcionando, assim, a instalação de novos empreendimentos. “A energia estará interligando os municípios como acontece em outras regiões do Estado”, disse Maggi.
O governador disse que as necessidades mais urgentes dos municípios estão sendo levantadas e que o governo também dará continuidade aos investimentos nas obras rodoviárias. “Estamos terminando o ano com o orçamento apertado por causa de várias dívidas que tivemos que pagar, mas vamos iniciar o novo mandato com tudo organizado e tudo em dia”, observou Blairo Maggi. “Eu é que gostaria de agradeceu a todos pelo empenho e esforço. Sou muito grato pelo trabalho sério feito por vocês. Vamos trabalhar para repetir as boas realizações e avançar ainda muito mais”, finalizou o governador.
Nos dez municípios onde Maggi recebeu a maior votação proporcional, o total de votos válidos foi de 38.984, dos quais o governador obteve 34.622 votos (88,81% dos votos). Dos dez municípios, apenas o prefeito de Nova Ubiratã, Osmar Rosseto, não pôde comparecer. Estiveram presentes os prefeitos Pedro Brunetta (Santo Antônio do Leste), Israel Antunes Marques (Denise), Edson Harold Wegner (Gaúcha do Norte), Meraldo Figueiredo Sá (Acorizal), Bernadinho Crozetta (Juruena), Massao Paulo Watanabe (São José do Rio Claro), Dênio Peixoto Ribeiro (Planalto da Serra), Francisco Carlos Nascimento (Paranatinga) e Gilmar Pereira Fagundes (Nova Maringá).