A fiscalização da prática de crimes eleitorais durante as eleições, neste domingo, em Sinop, terá apoio da Polícia Militar e da Guarda de Trânsito. A promotora eleitoral Januária Dorilêo Bulhões alerta que a ação será rigorosa e todos os eleitores que estiverem fazendo boca de urna ou propagandas de candidatos serão detidos e julgados. “As penas são muito pesadas, além da prestação de serviços, em caso de condenação, são aplicadas multas de, no mínimo, R$ 5.320”, ressaltou. Nestas eleições também está proibido o uso de camisetas e bonés de candidatos, prática que era permitida em outras eleições.
Outras proibições como concentrações de eleitores, compra de votos, transporte sem autorização da Justiça Eleitoral, também serão rigorosamente fiscalizadas. As pessoas que forem detidas cometendo alguma irregularidade serão encaminhadas ao ginásio Benedito Santiago. A liberação será feita somente após o encerramento da votação, às 17 horas.
“No local teremos apoio da Polícia Civil e da Justiça Eleitoral e as pessoas já sairão com a data da audiência marcada”, acrescentou a promotora. Segundo ela, todas as audiências devem ser feitas antes de um eventual segundo turno. “Orientamos para que as pessoas estejam cientes que das proibições no dia da eleição”, concluiu.
Sinop terá 25 postos de votação nestas eleições e 180 seções eleitorais. O município possui o quarto maior eleitorado do Estado com 66 mil eleitores.