segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Mauro reforça que prevenção é única forma consistente de controlar Coronavírus; veja medidas em MT

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Mayke Toscano)

O governador Mauro Mendes, ao anunciar, ontem à tarde, medidas de prevenção ao coronavírus em Mato Grosso, destacou que as ações têm caráter preventivo e visam evitar a proliferação. Mato Grosso não tem caso oficialmente confirmado e 6 suspeitos são investigados.  “Nós acreditamos que essas medidas, que seguem a orientação do ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, reforçam que a prevenção é a única forma existente para controlar a proliferação do vírus, como já fizeram alguns países. Mato Grosso ainda não possui nenhum caso confirmado e nós acreditamos que essas medidas devem evitar que o vírus circule de forma acelerada no Estado”, afirmou.

Para o governador, as medidas de suspensão de aulas nas escolas da próxima segunda até 5 de abril, criação de gabinete para monitorar a situação, suspensão de servidores em eventos de capacitação/treinamento, suspensão de eventos do governo para mais de 200 pessoas em ambiente fechado vão auxiliar no enfrentamento da pandemia nesse primeiro momento, tendo em vista que Mato Grosso ainda não possui nenhum caso confirmado de contaminação pelo Coronavírus.   “Estas restrições e a correta aplicação das medidas preventivas serão determinantes para que possamos conseguir controlar a proliferação do vírus no estado”, relatou, adiantando que já estão sendo providenciados 70 novos leitos de UTIs (60 estaduais e 10 federais).

Mendes ressaltou que mais de 80% das pessoas que contraem o vírus sofrem apenas uma gripe leve, que pode ser tratada com medicamentos comuns contra a gripe. “Lamentavelmente, idosos e pessoas em grupos de risco podem ter sintomas mais graves. Somente essas pessoas devem procurar unidades públicas de saúde para fazer o diagnóstico e ter o tratamento específico”, declarou.

A secretaria adjunta de Comunicação informa que dentre as medidas definidas ontem pelo governo estão o isolamento domiciliar a servidores com suspeita de contaminação e regime de teletrabalho aos servidores que estiveram em áreas de risco; requisição administrativa de serviços de saúde, profissionais de saúde e equipamentos; autorização para realização de despesas, para aquisição de bens/serviços/insumos de saúde, com dispensa de licitação.

Em Mato Grosso, a UFMT suspendeu as aulas e a Unemat também tomou mesma decisão como medidas preventivas.

Estão sendo reforçadas as seguintes orientações de prevenções:

– Evitar aglomerações, especialmente em lugares fechados;

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital de Sinop realiza 1ª captação de órgãos e pode ajudar a salvar três vidas

A Central Estadual de Transplantes da secretaria estadual de...

Apostadores de Nova Mutum e Rondonópolis faturam mais de R$ 40 mil na Quina

O apostador de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) acertou,...
PUBLICIDADE