sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Madeireiros de Alta Floresta reclamam para Blairo das dificuldades do setor

PUBLICIDADE

As dificuldades enfrentadas pelos municípios da região Norte do Estado, que têm a extração vegetal como base da economia, foram apresentadas ao governador Blairo Maggi ontem, durante uma reunião com empresários do setor madeireiro, do comércio e lideranças políticas. O encontro foi realizado no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Alta Floresta
Na chegada ao município, na segunda-feira à noite, o governador teve uma primeira reunião com os empresários da cidade e a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso, no Centro de Tradições Gaúcha (CTG). Maggi informou aos empresários que, assim que for criada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), irá marcar uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para discutir a política ambiental.

O governador informou também que no dia 29 deste mês estará em Brasília participando do protesto dos agropecuaristas, movimento intitulado de “Tratoraço”. Na ocasião, deverá discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a política cambial do país, apontada pelos agricultores como um dos motivos da crise por que passa o setor. A reunião está sendo agendada e terá a participação de mais seis governadores da região Centro-Oeste e Sul.

Na reunião em Alta Floresta, a suspensão da liberação das Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), pelo Ibama, por 30 dias, foi apontada pelos madeireiros como uma das dificuldades para a comercialização dos produtos. A suspensão da emissão do documento foi uma das medidas adotadas pelo Ibama, com a intervenção no órgão, a partir do dia 2 deste mês.

De acordo com o prefeito de Paranaíta, Pedro Alcântara, a indústria madeireira é responsável por 70% dos empregos gerados no Município. Com a crise no setor, dos mil trabalhadores, 500 foram demitidos. Ainda de acordo com prefeito, das 30 indústrias instaladas na cidade, metade fechou as portas. O deputado estadual Robson Silva informou que será agendada uma reunião com o interventor do Ibama no Estado, Elielson Ayres, para esta segunda-feira (27.06), na Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, para discutir o assunto.

Além do prefeito de Paranaíta, também participaram da reunião outros prefeitos da região do Alto Tapajós, entre eles a prefeita de Apiacás, Silda Kochemborger, o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, deputado estadual Pedro Satélite, presidente do Intermat, Jair Mariano, diretor do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Extremo Norte de MT (Simenorte), Augusto Passos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE