PUBLICIDADE

Madeireiros de Alta Floresta reclamam para Blairo das dificuldades do setor

PUBLICIDADE

As dificuldades enfrentadas pelos municípios da região Norte do Estado, que têm a extração vegetal como base da economia, foram apresentadas ao governador Blairo Maggi ontem, durante uma reunião com empresários do setor madeireiro, do comércio e lideranças políticas. O encontro foi realizado no clube da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Alta Floresta
Na chegada ao município, na segunda-feira à noite, o governador teve uma primeira reunião com os empresários da cidade e a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura Dias Alfonso, no Centro de Tradições Gaúcha (CTG). Maggi informou aos empresários que, assim que for criada a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), irá marcar uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para discutir a política ambiental.

O governador informou também que no dia 29 deste mês estará em Brasília participando do protesto dos agropecuaristas, movimento intitulado de “Tratoraço”. Na ocasião, deverá discutir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a política cambial do país, apontada pelos agricultores como um dos motivos da crise por que passa o setor. A reunião está sendo agendada e terá a participação de mais seis governadores da região Centro-Oeste e Sul.

Na reunião em Alta Floresta, a suspensão da liberação das Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), pelo Ibama, por 30 dias, foi apontada pelos madeireiros como uma das dificuldades para a comercialização dos produtos. A suspensão da emissão do documento foi uma das medidas adotadas pelo Ibama, com a intervenção no órgão, a partir do dia 2 deste mês.

De acordo com o prefeito de Paranaíta, Pedro Alcântara, a indústria madeireira é responsável por 70% dos empregos gerados no Município. Com a crise no setor, dos mil trabalhadores, 500 foram demitidos. Ainda de acordo com prefeito, das 30 indústrias instaladas na cidade, metade fechou as portas. O deputado estadual Robson Silva informou que será agendada uma reunião com o interventor do Ibama no Estado, Elielson Ayres, para esta segunda-feira (27.06), na Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá, para discutir o assunto.

Além do prefeito de Paranaíta, também participaram da reunião outros prefeitos da região do Alto Tapajós, entre eles a prefeita de Apiacás, Silda Kochemborger, o presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, deputado estadual Pedro Satélite, presidente do Intermat, Jair Mariano, diretor do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Extremo Norte de MT (Simenorte), Augusto Passos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE