Cerca de 1.100 eleitores procuraram o Cartório Eleitoral de Sinop no mês de fevereiro, para fazer o alistamento ou a transferência do título eleitoral. Segundo a juíza da 22ª Zona Eleitoral de Sinop, Gabriela Carina Knaul Albuquerque e Silva, os atendimentos aumentaram cerca de 60% nos últimos dias. Ela explica que a estimativa é de que mais de seis mil novos eleitores sejam cadastrados em Sinop até o dia 03 de maio, último prazo para emissão ou transferência de títulos, antes das eleições de outubro.
Para fazer o documento o eleitor deve levar documentos pessoais e um comprovante de residência, e o títuto antigo, no caso de transferência. “O comprovante de residência é necessário porque há pessoas que declararm que são moradores em Sinop, mas residem em outros municípios”, explica.
A juíza ressalta que nesse período a justiça eleitoral deve intensificar os trabalhos com a comunidade, para que todos sejam informados e se regularizem até a data, podendo assim exercer o direito de voto nas próximas eleições. “Vamos marcar uma reunião com os presidentes de bairros para discutir o cadastramento. Se existe alguma demanda que a gente desconheça e que eles querem que seja atendida, vamos procurar mobilizar os bairros, viabilizando ônibus ou vans, e marcar dias específicos para cada bairro vir até o cartório”, ressalta.
Ela salienta que não devem ser realizados mutirões, como em alguns anos, já que o processo é mais trabalhoso. “A pessoa chega no cartório, se identifica, e sai com título na mão. Nos mutirões nós atendemos o eleitor, mas ele terá que vir no cartório para retirar título”, explica.
O cadastramento também está sendo feito nos postos eleitorais nos municípios pertencentes a 22ª Zona Eleitoral – Santa Carmem, União do Sul, Vera, Feliz Natal e Cláudia. Os eleitores vão até o posto e encaminham o pedido. Os relatórios são encaminhados para Sinop onde são emitidos os títulos, que serão entregues na cidade local.
Após esse prazo o eleitor que não transferir o título terá que justificar o voto nas próximas eleições.
Já os eleitores que não votaram nas três últimas eleições podem ter o título cancelado. Para se regularizarem devem procurar o cartório até o dia 30 de março.
Gabriela Carina Knaul assumiu a Zona Eleitoral de Sinop em novembro do ano passado, e deve comandar a Zona nos próximos dois anos. Nos últimos dois anos a Zona estava sob direção do juíz Clóvis de Mello.