PUBLICIDADE

Sinop: governador, senadores e presidente implantam superintendência bancária

PUBLICIDADE
Só Notícias/Editoria com Cleber Romero (fotos: Só Notícias/Guilherme Araújo e assessoria - atualizada 17:11h)

O governador Mauro Mendes chegou há pouco, em Sinop, acompanhado dos senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e do secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho para a solenidade com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, que formalizou a instalação da superintendência executiva em Sinop, abrangendo mais de 30 municípios. A unidade busca aproximar a gestão entre os entes públicos e reforçar a presença institucional em regiões que hoje não contam com superintendências regionais. Em Sinop é lançada a primeira das superintendências executivas piloto.

Em aproximadamente 30 dias, será definido o local onde a superintendência vai funcionar, na área central. A estimativa é que tenha cerca de 8 profissionais e agilizará atendimentos para prefeituras em projetos de habitação e demais obras e amplia a estrutura do setor bancário.

O presidente da Caixa disse que a instituição também passará a ter operações de crédito para o agronegócio de 15 a 20 anos, “com 5 anos de carência, com garantia real porque sem silos (para armazenagem) a gente não vai atingir o patamar esperado. Fiquei muito impressionado que Mato Grosso sozinho produz mais que a Argentina. E tenho orgulho (disso)”.

O governador Mauro Mendes agradeceu a instituição pelos investimentos em Mato Grosso e enalteceu os programas sociais e elogiou o governo do presidente Jair Bolsonaro.

O deputado Juarez Costa, que articulou a instalação da superintendência, expôs que prefeitos, secretários deixarão de ir a Cuiabá para apresentar os projetos pleiteando obras, em vários setores, e encaminhando documentação de convênios. Recentemente, a Caixa aprovou projetos de empréstimos do programa FINISA para prefeituras de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde investirem em asfaltamento, drenagem ciclovias e outras obras.

O  primeiro compromisso de Mauro e os senadores foi uma reunião, na CDL, com lideranças locais e foram apresentadas reivindicações das lideranças sinopenses para ampliar os atendimentos de especialidades médicas, como oncologia e cardiologia, no Hospital Regional de Sinop, retomada das obras de escolas estaduais (uma delas no Jardim Conquista, o governador já confirmou o reinício e terá 18 salas de aulas). Também está sendo pedida a reforma da sede da Ciretran. Estava prevista audiência das lideranças de Sinop na segunda-feira, com o governador, no Palácio, que acabou sendo substituída pelo encontro desta tarde.

O prefeito em exercício Gilson de Oliveira manifestou, ao governador, uma das preocupações já expostas pela prefeita Rosana Martinelli (que está de licença) quanto a necessidade de ser ampliado o repasse para custear o transporte escolar. Ele expôs que Sinop gasta quase R$ 8 milhões para levar os alunos até as escolas e o Estado repassa quase R$ 2 milhões e o transporte atende 70% de alunos da rede estadual e 30% da municipal.

Os deputados Neri Geller, Max Russi e Nininho também acompanham o governador a Sinop, além do prefeito em exercício de Sorriso, Gerson Bicego e o presidente da câmara, Claudio Oliveira. Além dos gestores de Cláudia, Altamir Kurten, Colíder, Noboru Tomiyoshi e de Terra Nova do Norte, Valter Kuhn.

O governador esteve, pela manhã, no Tocantins, em solenidade com o ministro dos Transportes para ser consolidada parceria público privada e asfaltar a rodovia TO-500 de Formoso do Araguaia (TO) a São Félix na região Oeste de Mato Grosso viabilizando mais uma alternativa de escoamento da produção agrícola.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Presidente da Amad avalia que investimentos do governo de MT são ‘divisor de água’ na logística

O presidente da Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores...

Ministro pede demissão após escândalo de fraudes no INSS

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, acertou hoje sua...
PUBLICIDADE