quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Agência Líder de Desenvolvimento do Norte e Meio-Norte é formada por 16 municípios

PUBLICIDADE
Só Notícias

Mais de 40 líderes do Norte e Médio Norte de Mato Grosso criaram a Agência Líder de Desenvolvimento do Norte e Meio Norte de Mato Grosso (Agelider) visando proporcionar o fortalecimento e a união entre 16 municípios do eixo da BR-163, a partir de São José do Rio Claro até Sinop para a criação de projetos que consolidem a economia regional. Além de apoiar e promover a organização e o desenvolvimento de iniciativas ou organizações de interesses coletivos, como cooperativas e associações. Fazem parte da Agelider 16 municípios Cláudia, Feliz Natal, Itanhangá, Ipiranga do Norte, Lucas do Rio Verde, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, São José do Rio Claro, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Sorriso, Tapurah, Vera e União do Sul. Entre esses municípios foram identificados alguns temas em comum, e importantes para um desenvolvimento regional mais harmônico e contemplando toda a região nas suas discussões.

A partir disso, deu-se origem ao Plano de Desenvolvimento Regional que foi entregue a comunidade em novembro do ano passado e que terá sua versão atualizada para 2020 até o final deste ano. E com base nesse documento, as áreas de atuação da Agência são divididas em quatro eixos: Agronegócio; Infraestrutura; Modernização da Gestão Pública e Educação, Inovação e Tecnologia. Para que as demandas e anseios da região contempladas no Plano de Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo apoiar e estimular o crescimento consciente e a integração de atividades entre o poder público, o setor privado e terceiro setor fosse colocado em prática, foi necessária a formalização da Agelider, constituída na forma de associação sem fins lucrativos com autonomia administrativa e financeira. Agora, a partir dessa oficialização há a possibilidade de formalizar parcerias com entidades e instituições, que estejam  alinhadas  aos mesmos princípios e objetivos para desenvolvimento sustentável da região.

Assim, a oficialização da Agência é o primeiro passo da instituição para discutir, analisar, trazer soluções e agilizar a resolução de questões que sejam relevantes para a região que abrange as cidades compreendidas.

O presidente da Agelider, Ari Paulo, que atua no eixo agronegócio, define a iniciativa como uma forma de identificar oportunidades e de poder fazer diferente. “Eu vejo com bons olhos o que estamos trabalhando. Nossa ação é um grande trampolim de crescimento para todos os municípios envolvidos. A Agelider vai ajudar a destacar esses eixos de prioridade e trabalhar para encontrar soluções rápidas e eficazes. Dessa forma, toda a região se desenvolve e não apenas um único município”, explicou, através da assessoria.

A Agência já é destaque na realização de ações como o 1° Seminário Agelider de Desenvolvimento Regional, com o tema Regularização Fundiária, que tratou questões sobre a regularização e concessão do título de propriedade rurais em definitivo e de como isso é fundamental para fomentar o desenvolvimento regional. E as atividades não param por aí. A ideia é, a partir de seminários e de outras ações, discutir os problemas da região que impactam direta ou indiretamente uma população de cerca de 500 mil habitantes.

A Agelider é um desdobramento do Programa Líder, que o Sebrae promove, e que ocorreu entre os meses de abril e novembro do ano passado, em Sorriso. O programa formou lideranças do setor público, privado e terceiro setor, para que de forma coletiva, buscassem identificar demandas e necessidades para um desenvolvimento coletivo e sustentável desta região.

Diante disso, a criação da Agelider vem para dar continuidade as ações do Programa Líder que  estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável e trabalha as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada). Presente em 23 estados brasileiros, com 660 municípios envolvidos e com 59 projetos aprovados, o Programa Líder do Sebrae estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável.

A informação é da assessoria do Sebrae.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Empresas de Diamantino contratam 535 novos profissionais, Juara 82 e Nova Mutum 45

Em Diamantino, empresas e indústrias ofertam 535 vagas de empregos,...

Pesquisa do CISE aponta que 34% dos sinopenses pretendem fazer compras de Páscoa

O levantamento divulgado pelo Centro de Informações Socioeconômicas da...

Aeroporto de Sorriso tem queda na movimentação de passageiros no 1º bimestre

O relatório do aeroporto regional Adolino Bedin, de Sorriso,...

Empresas de Lucas do Rio Verde contratam 49 funcionários para início imediato

Empresas e indústrias de Lucas ofertam 49 novas vagas...
PUBLICIDADE